ESSA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO TEVE COMO QUESTÃO NORTEADORA DE QUE FORMA ACOLHER E MOBILIZAR PROFESSORES NO ENSINO REMOTO PARA A CRIAÇÃO DE VÍNCULOS INICIAIS ESSENCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO? O CENÁRIO DA PANDEMIA MUNDIAL COM A SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS E, CONSEQUENTE AFASTAMENTO SOCIAL E DESAFIOS COM ENSINO REMOTO, MOTIVOU A OFERTA DE MAIS UMA TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS. ESTE ESTUDO TEVE INÍCIO COM A PROPOSIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O APRENDER, OFERECIDA PELO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, NO ANO DE 2021, NO CAMPUS SAPUCAIA DO SUL. OS DADOS FORAM COLETADOS DURANTE DOIS MOMENTOS DE ACOLHIDA, SENDO O PRIMEIRO ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO DO CAMPUS E DO CURSO E O SEGUNDO A APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA TEÓRICA E DOS PROFESSORES INGRESSANTES NO CURSO. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PROPOSTA DE ACOLHIDA, ENVOLVENDO ALEGRIA, AFETO, RESPEITO E MOMENTO REFLEXIVO DE EXPRESSÃO, POSSIBILITOU ABERTURA PARA O DIÁLOGO, ALÉM DOS PROFESSORES SE SENTIREM MAIS À VONTADE PARA SE COLOCAR.