O PRESENTE ARTIGO TRAZ A REFLEXÃO SOBRE O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS – MA. NA BUSCA POR SOLUÇÕES DE ALGUMAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO À FUNCIONALIDADE DO PROGRAMA, OBJETIVAMOS ESTUDAR E ENTENDER A APLICABILIDADE E IMPORTÂNCIA DO PDDE DENTRO DA UMA ESCOLA, ASSIM, PARA COMPLEMENTAR NOSSA ANALISE, FOI ESPECIFICADO TRÊS AÇÕES: IDENTIFICAR SE O PAGAMENTO É O SUFICIENTE PARA A MANUTENÇÃO FÍSICA E PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO; ENTENDER SE O DINHEIRO DO PROGRAMA NÃO SOFRE ALGUMA ALTERAÇÃO OU SE O MESMO ATRASA NO PRAZO ESTIMADO; DESCREVER E APRESENTAR TODOS OS DADOS RECOLHIDOS EM CAMPO, CHEGANDO A UMA CONCLUSÃO SOBRE O PROGRAMA PDDE. ASSIM, PARA OBTEREMOS MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO, FOI ESCOLHIDO UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, SENDO REALIZADA UMA ENTREVISTA COM UMA DIRETORA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS-MA. POR MOTIVOS DE ÉTICA NÃO IREMOS REVELAR O NOME DA INSTITUIÇÃO E NEM DA DIRETORA QUE SE VOLUNTARIOU. CONTUDO, DURANTE O TRABALHO, ELA SERÁ NOMEADA COMO DIRETORA. OBSERVOU-SE QUE AS RESPOSTAS DA DIRETORA ATRAVÉS DA LEI Nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009, QUE SERVEM PARA DEFINIR O PROGRAMA. ASSIM, ALÉM DE SANAR NOSSAS DUVIDAS TAMBÉM SERVIRÁ PARA COMPREENDER MELHOR A FUNCIONALIDADE DO PROGRAMA NA VISÃO DA COORDENAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA.