ESTE TRABALHO BUSCA DISCUTIR AS RELAÇÕES ENTRE COLEGAS NA PÓS-GRADUAÇÃO E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA MOTIVAÇÃO, SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DE NÓS, PESQUISADORAS. POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM UM MÉTODO AUTOETNOGRÁFICO, QUE NOS PERMITIRÁ ESCREVER EM PRIMEIRA PESSOA, DESCREVEREMOS NOSSOS PERCURSOS ACADÊMICOS E COMO NOSSA RELAÇÃO SE CONSTITUIU E IMPACTOU POSITIVAMENTE NÃO SOMENTE EM NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS COMO EM NOSSAS EMOÇÕES POTENCIALIZANDO A NOSSA MOTIVAÇÃO. A AUTOETNOGRAFIA DE ACORDO COM MIRANDA E BORTOLETTO (2018) PERMITE AO PESQUISADOR SER SUJEITO E OBJETO DE FORMA ATIVA EM SUA PESQUISA. QUANTO A RELAÇÃO ACADÊMICA SANTOS, OLIVEIRA E DIAS (2015) AVALIAM QUE OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS COM COLEGAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A ADAPTAÇÃO EM RELAÇÃO AO CURSO. PARA COMPREENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE O PAPEL DAS EMOÇÕES, NOS APOIAMOS EM VALENTE E ALMEIDA (2020) QUE AFIRMAM QUE UM INDIVÍDUO EMOCIONALMENTE INTELIGENTE É AQUELE QUE CONSEGUE PROCESSAR SUA EMOÇÃO E GERIR SENTIMENTOS QUE FACILITAM SEU PENSAMENTO, SUA APRENDIZAGEM E SUA COGNIÇÃO.