O ENSINO DE CI?NCIAS ? UMA DAS BASES PARA A VALORIZA??O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO, POIS ABRANGE UMA INFINIDADE DE CONCEITOS IMPORTANTES PARA A FORMA??O CIENT?FICA DOS ALUNOS. A VALORIZA??O DO CONHECIMENTO POPULAR QUE OS ALUNOS TRAZEM SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS POTENCIALIZA O INTERESSE DESTES SOBRE OS CONHECIMENTOS CIENT?FICOS. A EDUCA??O AMBIENTAL EST? INTEIRAMENTE LIGADA AO ENSINO DE BOT?NICA, POIS ABRANGE IN?MEROS CONCEITOS QUE DEVEM SER ABORDADOS EM SALA DE AULA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS P?BLICAS DO AMAZONAS PARA A IMPORT?NCIA DA PRESERVA??O DO AMBIENTE, E VALORIZA??O DO ENSINO DE BOT?NICA E DO CONHECIMENTO DE ESP?CIES VEGETAIS COM TEOR MEDICINAL NO ESPA?O ESCOLAR POR MEIO DA CONSTRU??O DE UMA HORTA. AS ATIVIDADES INICIALMENTE FORAM DESENVOLVIDAS COM 100 ALUNOS DE DUAS ESCOLAS NA MODALIDADE DE EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS CONSISTINDO NAS SEGUINTES ETAPAS: EXECU??O DE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE AS ESP?CIES VEGETAIS; COLETA DE MATERIAL PROVENIENTE DE REUTILIZA??O (GARRAFAS PL?STICAS); IMPLANTA??O DA HORTA E ELABORA??O DOS RESULTADOS POR MEIO DE CARTILHAS EDUCATIVAS. NA COLETA E NA AN?LISE DOS DADOS, FORAM UTILIZADAS AS SEGUINTES ESTRAT?GIAS: OBSERVA??ES PARTICIPANTES E AN?LISE DOCUMENTAL. ESTE TRABALHO TEVE GRANDE IMPORT?NCIA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, POIS LEVAR PROPOSTAS QUE ASSOCIEM O ENSINO DE BOT?NICA COM A EDUCA??O AMBIENTAL SOBRE PLANTAS PARA O CONTEXTO ESCOLAR ? IMPRESCIND?VEL, POIS ESSE CRUZAMENTO DE CONCEITOS NOS PERMITE MELHORAR A ATUA??O DO SER HUMANO COMO UM CIDAD?O CONSCIENTE AMBIENTALMENTE E QUE TENHA ATITUDES SUSTENT?VEIS EM SE TRATANDO DA PRESERVA??O DO MEIO AMBIENTE.