NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM RELEVANTE CRESCIMENTO DE PR?TICAS DID?TICO-PEDAG?GICAS EM RELA??O ? ABORDAGEM DE CONTE?DOS EM BOT?NICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ESPECIALMENTE NO ENSINO B?SICO. E COM O SURGIMENTO DA COVID-19, O MUNDO PRECISOU SE ADEQUAR ?S NOVAS MUDAN?AS, E NA EDUCA??O N?O FOI DIFERENTE. FEZ-SE NECESS?RIO ADOTAR UM NOVO MODELO DE AULAS, ONDE OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E ADOTAR NOVOS M?TODOS DE ENSINO. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA 15 DISCENTES MATRICULADOS NA MODALIDADE ERE DO CURSO DE CI?NCIAS: BIOLOGIA E QU?MICA DURANTE A DISCIPLINA DE BOT?NICA. POSTERIOR ? ABORDAGEM DE ASSUNTO, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS NA DISCIPLINA FORAM TOUR BOT?NICO E AS COLE??ES BOT?NICAS NO SENTIDO DE SOCIALIZAR INFORMA??ES DURANTE AS ATIVIDADES, VISANDO CONHECER A DIVERSIDADE VEGETAL PRESENTE NOS QUINTAIS URBANOS, BEM COMO CONFECCIONAR ESPERMENTECA, EXSICATAS, MICOL?GICAS E CARPOTECAS. POR MEIO DAS APRESENTA??ES DO TOUR BOT?NICO FOI POSS?VEL CONHECER E IDENTIFICAR 87 ESP?CIES VEGETAIS, AL?M DE ENXERG?-LAS E VISLUMBRAR SUAS DIVERSAS POTENCIALIDADES NO ENSINO. COM A CONSTRU??O DAS COLE??ES BOT?NICAS, OS ESTUDANTES SE APROXIMARAM DOS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM ESSA CI?NCIA POR MEIO DE MATERIAL CONSTRU?DO EM SALA DE AULA, DEMOSTRANDO AOS MESMOS QUE ? POSS?VEL ENSINAR E APRENDER DE MANEIRA DID?TICA E DIN?MICA OS ASSUNTOS TEORIZADOS E CONSIDERADOS ENGESSADOS. CONCLUI-SE QUE ESTA ATIVIDADE FOI UMA ESTRAT?GIA DE ENSINO DIFERENCIADA QUE MOTIVOU OS DISCENTES A BUSCAREM POR MAIS CONHECIMENTOS RELACIONADOS ? DISCIPLINA DE BOT?NICA.