O PRESENTE ARTIGO RELATA INFORMAÇÕES ACERCA DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR À FRENTE DO DIAGNÓSTICO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. FOI FEITA UMA REVISÃO DE LITERATURA DE PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS NAS BASES DE DADOS SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E A BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS), PORÉM O VOLUME DE RESULTADOS NÃO APRESENTOU GRANDE PLURALIDADE. CONCLUIU-SE QUE HÁ UMA GRANDE FLUIDEZ E DIVERSIDADE DE PONTOS DE VISTA ACERCA TANTO DO DIAGNÓSTICO DO TDAH QUANTO DA IDENTIDADE DO PSICÓLOGO ESCOLAR, ENGLOBANDO DESDE O FENÔMENO DA MEDICAMENTALIZAÇÃO ATÉ O FATOR DIAGNÓSTICO, MUITAS VEZES EQUIVOCADOS E/OU PRECOCES, QUE ISENTAM OS PARTICIPANTES DA RESPONSABILIDADE DE REFLEXÃO SOBRE MAIORES PROBLEMAS SOCIETAIS.