O PLANEJAMENTO É USADO PARA REFLETIR, QUESTIONAR E ESPECIFICAR O QUE SERÁ ENSINADO, O PROCESSO A SER USADO E OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS. PORTANTO, ELE DELINEIA AS INTENÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO E EXPLICA O QUE CADA TURMA OU PROFESSOR ESPERA ALCANÇAR ATÉ O FINAL DO ANO LETIVO ESPECIFICADO NO PLANO. É INEGÁVEL QUE A INESPERADA MIGRAÇÃO PARA O ENSINO A DISTÂNCIA IMPOSSIBILITOU A FORMULAÇÃO DO ANO LETIVO SEGUINDO O MESMO PLANO E MÉTODOS CONVENCIONAIS. IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE PLANEJAMENTO E REESTRUTURAÇÃO DOCENTE FORAM NECESSÁRIAS. DIANTE DISSO A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO CRIADO NA PLATAFORMA ONLINE GOOGLEFORMS ENVOLVENDO QUESTÕES DE PLANEJAMENTO ESCOLAR, PERMITIU OBSERVAR QUE O ENSINO REMOTO É UM MODELO DESAFIADOR PARA OS PROFESSORES QUE PRECISAM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE A CONCEITOS, FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS AJUSTANDO SEUS PLANOS E PRÁTICAS DE ENSINO.