O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DAR VISIBILIDADE PARA A IMPORTÂNCIA E AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FERRAMENTA DE MODELAMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM EM MOMENTOS DE PERCALÇOS SOCIAIS COMO O COMETIDO PELO VÍRUS DO COVID-19. PARA ELUCIDAR A HIPÓTESE DESTE TRABALHO FOI FEITO UMA PESQUISA DE LEVANTAMENTO QUANTITATIVO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DO ESTADO DA PARAÍBA COM INTUITO DE VERIFICAR COMO FOI, E ESTÁ SENDO, A EXPERIÊNCIA E OS IMPACTOS DA TRANSIÇÃO REPENTINA DE MODALIDADE DE ENSINO E COMO SE DEU O SUPORTE FORMATIVO POR PARTE GOVERNAMENTAL E INSTITUCIONAL. PARA TANTO, É APONTADO AS CONCEPÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PARTE INTEGRANTE DO TRABALHO DOCENTE EM UMA ANÁLISE CRÍTICA DA SITUAÇÃO ATUAL SE BASEANDO NAS OPINIÕES EXPRESSADAS PELOS PROFESSORES QUE SE ENCONTRANDO ATUANDO DIRETAMENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. AFIRMANDO AS GRANDES MUDANÇAS IMPRESCINDÍVEIS NO SISTEMA DE ENSINO ATUAL PARA CONCEITUAR E FORMULAR OS PONTOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM SUPERAR AS DIFICULDADES ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E SINTAM-SE CAPACITADOS PARA SEGUIR O MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EMERGENCIAL COM ÊXITO.