ESTE ENSAIO VISA REALIZAR UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA POR MEIO DA CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. TENDO COMO REFERÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE O TRATAMENTO HISTÓRICO DO CURRÍCULO, A METODOLOGIA ADOTADA FOI A ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDOS TRABALHADOS EM CONTEXTOS HISTÓRICOS DISTINTOS DO BRASIL. O PRIMEIRO MOMENTO REMETE A UM PERÍODO DE ESFORÇO GOVERNAMENTAL EM TRAZER PARA A EDUCAÇÃO CONCEITOS RELIGIOSOS PARA O VIÉS CIENTÍFICO POR MEIO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. TRATA-SE DOS ANOS DE 1969-1993, QUANDO ESTEVE EM VIGOR NOS CURRÍCULOS. O SEGUNDO MOMENTO É ATUAL, COM A IMPLANTAÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE ALEGA ESTAR EM CONSONÂNCIA COM LEGISLAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ANTERIOR, MAS TRAZ ELEMENTOS DE DESCONSTRUÇÃO DE IDEIAS AMPLAMENTE DEBATIDAS POR VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE DESDE 1996, PELO MENOS. TRATA-SE DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, DE 2018, ELABORADO E PUBLICADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. EM AMBOS, O QUE SE OBSERVA É A INVISIBILIDADE DE SITUAÇÕES CANDENTES À REALIDADE BRASILEIRA NOS DOIS PERÍODOS, APESAR DE LEGISLAÇÕES ATUAIS ABARCAREM A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ASSUNTOS EM SALA DE AULA.