O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA RELATAR AS EXPERI?NCIAS DE ALUNAS-MONITORAS NA DISCIPLINA DE LETRAMENTO ACAD?MICO, DISCIPLINA OFERTADA NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA DURANTE O SEMESTRE LETIVO 2020.2. FAZ-SE ISSO CONSIDERANDO QUE AS EXPERI?NCIAS NO CONTEXTO DA ATIVIDADE DE MONITORIA POSSIBILITEM REFLEX?ES PRODUTIVAS EM RELA??O ? FORMA??O INICIAL. PARA TANTO, FUNDAMENTAMOS A DISCUSS?O COM AS VOZES DE PIMENTA (1999), FARIAS & SCHNEIDER (2005) ,TARDIF (2010) E SILVA & SILVA (2017), APOIANDO-NOS EM UMA METODOLOGIA DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CAR?TER EXPLORAT?RIO. NESSA DIRE??O, APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA MONITORIA JUNTO ?S REFLEX?ES CR?TICAS EM RELA??O A NOSSA PR?TICA, BEM COMO NOSSA PERCEP??O SOBRE A PR?TICA DE NOSSO PROFESSOR-ORIENTADOR.