AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS SÃO EIXOS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR ISSO O EDUCADOR PRECISA PLANEJAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE DESPERTEM O INTERESSE E PROTAGONISMO INFANTIL. NESTE ESTUDO, BUSCAMOS DESCREVER VIVÊNCIAS SOBRE OS SETE PROCESSOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA REALIZADAS COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA, SEM, NO ENTANTO, ANTECIPAR CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSE VIÉS, REALIZAMOS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA EM LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS DA INTERNET, E DE CAMPO, COM A ESCUTA DE UMA DOCENTE DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE MANAUS, NA QUAL RELATOU COM AFINCO SUAS PRÁTICAS EXITOSAS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, QUANDO O PROFESSOR COMPREENDE OS PROCESSOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA, PLANEJA E ORGANIZA PROPOSTAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS, A FIM DE TRANSPOR PRÁTICAS EXAUSTIVAS DE CÓPIAS E REPETIÇÕES.