Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA VULCANOLOGIA: EXEMPLOS DE VULCÕES DA AMÉRICA LATINA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, REDE SOCIAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, GEOCIÊNCIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80160
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 907
    "inscrito_id" => 322
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA VULCANOLOGIA: EXEMPLOS DE VULCÕES DA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA APRESENTAÇÃO ACERCA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. ESSE ENSINO, A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA DAS MÍDIAS SOCIAIS, ESTÁ PAUTADO EM UM RECORTE SOBRE OS VULCÕES DA AMÉRICA LATINA, DE UM PROJETO DE EXTENSÃO MAIOR, INTITULADO “INTRODUÇÃO A VULCANOLOGIA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS” E TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A INOVAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA. DIANTE DO DÉFICIT DE ABORDAGEM DESSE ASSUNTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PROPÔS-SE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA, BEM COMO, COMPREENDER O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS GEOCIÊNCIAS. O TRABALHO CONTA COM UMA METODOLOGIA MISTA, UTILIZANDO TÉCNICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. POR ISSO, BUSCOU-SE OBTER OS RESULTADOS GERADOS PELA REDE SOCIAL UTILIZADA NO PROJETO E COMPREENDER O GRAU DE RELEVÂNCIA DESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA DINÂMICA, PARA O PÚBLICO-ALVO E PARA OS LICENCIANDOS ENGAJADOS. DIANTE DISSO, DENOTA-SE QUE AS REDES SOCIAIS PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A OBTENÇÃO DO OBJETIVO GERAL DO PROJETO, ALÉM DE REUNIR A TRÍADE UNIVERSITÁRIA, POSSIBILITANDO ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO, PESQUISA UMA VEZ QUE A PLATAFORMA DO INSTAGRAM GERA DADOS E EXTENSÃO, AO ABARCAR O PÚBLICO-ALVO ALÉM DA ACADEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, REDE SOCIAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, GEOCIÊNCIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID322_29072021195148.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIADNE FERNANDA FERRAZ VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIADNE FERRAZ VIEIRA"
    "autor_email" => "ariadnevieiraf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80160
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 907
    "inscrito_id" => 322
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA VULCANOLOGIA: EXEMPLOS DE VULCÕES DA AMÉRICA LATINA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA APRESENTAÇÃO ACERCA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. ESSE ENSINO, A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA DAS MÍDIAS SOCIAIS, ESTÁ PAUTADO EM UM RECORTE SOBRE OS VULCÕES DA AMÉRICA LATINA, DE UM PROJETO DE EXTENSÃO MAIOR, INTITULADO “INTRODUÇÃO A VULCANOLOGIA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS” E TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A INOVAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA. DIANTE DO DÉFICIT DE ABORDAGEM DESSE ASSUNTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PROPÔS-SE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA, BEM COMO, COMPREENDER O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS GEOCIÊNCIAS. O TRABALHO CONTA COM UMA METODOLOGIA MISTA, UTILIZANDO TÉCNICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. POR ISSO, BUSCOU-SE OBTER OS RESULTADOS GERADOS PELA REDE SOCIAL UTILIZADA NO PROJETO E COMPREENDER O GRAU DE RELEVÂNCIA DESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA DINÂMICA, PARA O PÚBLICO-ALVO E PARA OS LICENCIANDOS ENGAJADOS. DIANTE DISSO, DENOTA-SE QUE AS REDES SOCIAIS PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A OBTENÇÃO DO OBJETIVO GERAL DO PROJETO, ALÉM DE REUNIR A TRÍADE UNIVERSITÁRIA, POSSIBILITANDO ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO, PESQUISA UMA VEZ QUE A PLATAFORMA DO INSTAGRAM GERA DADOS E EXTENSÃO, AO ABARCAR O PÚBLICO-ALVO ALÉM DA ACADEMIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, REDE SOCIAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, GEOCIÊNCIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID322_29072021195148.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIADNE FERNANDA FERRAZ VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARIADNE FERRAZ VIEIRA"
    "autor_email" => "ariadnevieiraf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA APRESENTAÇÃO ACERCA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. ESSE ENSINO, A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA DAS MÍDIAS SOCIAIS, ESTÁ PAUTADO EM UM RECORTE SOBRE OS VULCÕES DA AMÉRICA LATINA, DE UM PROJETO DE EXTENSÃO MAIOR, INTITULADO “INTRODUÇÃO A VULCANOLOGIA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS” E TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A INOVAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA. DIANTE DO DÉFICIT DE ABORDAGEM DESSE ASSUNTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PROPÔS-SE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA, BEM COMO, COMPREENDER O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS GEOCIÊNCIAS. O TRABALHO CONTA COM UMA METODOLOGIA MISTA, UTILIZANDO TÉCNICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. POR ISSO, BUSCOU-SE OBTER OS RESULTADOS GERADOS PELA REDE SOCIAL UTILIZADA NO PROJETO E COMPREENDER O GRAU DE RELEVÂNCIA DESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA DINÂMICA, PARA O PÚBLICO-ALVO E PARA OS LICENCIANDOS ENGAJADOS. DIANTE DISSO, DENOTA-SE QUE AS REDES SOCIAIS PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A OBTENÇÃO DO OBJETIVO GERAL DO PROJETO, ALÉM DE REUNIR A TRÍADE UNIVERSITÁRIA, POSSIBILITANDO ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO, PESQUISA UMA VEZ QUE A PLATAFORMA DO INSTAGRAM GERA DADOS E EXTENSÃO, AO ABARCAR O PÚBLICO-ALVO ALÉM DA ACADEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Gilcélia Ferraz

    Excelente trabalho!

    17/01/2022 13:50:07

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.