ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA APRESENTAÇÃO ACERCA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS. ESSE ENSINO, A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA DAS MÍDIAS SOCIAIS, ESTÁ PAUTADO EM UM RECORTE SOBRE OS VULCÕES DA AMÉRICA LATINA, DE UM PROJETO DE EXTENSÃO MAIOR, INTITULADO “INTRODUÇÃO A VULCANOLOGIA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS” E TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A INOVAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA. DIANTE DO DÉFICIT DE ABORDAGEM DESSE ASSUNTO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, PROPÔS-SE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA VULCANOLOGIA INTRODUTÓRIA, BEM COMO, COMPREENDER O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA AS GEOCIÊNCIAS. O TRABALHO CONTA COM UMA METODOLOGIA MISTA, UTILIZANDO TÉCNICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. POR ISSO, BUSCOU-SE OBTER OS RESULTADOS GERADOS PELA REDE SOCIAL UTILIZADA NO PROJETO E COMPREENDER O GRAU DE RELEVÂNCIA DESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA DINÂMICA, PARA O PÚBLICO-ALVO E PARA OS LICENCIANDOS ENGAJADOS. DIANTE DISSO, DENOTA-SE QUE AS REDES SOCIAIS PODEM SER FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A OBTENÇÃO DO OBJETIVO GERAL DO PROJETO, ALÉM DE REUNIR A TRÍADE UNIVERSITÁRIA, POSSIBILITANDO ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO, PESQUISA UMA VEZ QUE A PLATAFORMA DO INSTAGRAM GERA DADOS E EXTENSÃO, AO ABARCAR O PÚBLICO-ALVO ALÉM DA ACADEMIA.