OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA SÃO: TRABALHAR OS CONCEITOS DE "QUADROS NORMATIVOS" E
"VIOLÊNCIA ÉTICA" NA OBRA JUDITH BUTLER (E.U.A, 1956) PARA, A PARTIR DELES, INVESTIGAR, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA COMO SE ESTRUTURAM MODOS DE RECONHECIMENTO NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM SALA DE AULA. PARA TANTO, PROCURAREMOS, NA OBRA DE JUDITH BUTLER E EM TRABALHOS SOBRE ELA, DISCUTIR E APROFUNDAR OS CONCEITOS EM FOCO NESTE PROJETO. EM SEGUIDA, NUMA PESQUISA DE CAMPO, SERÃO REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS ALUNOS, A FIM DE SABER O QUE ELES RECONHECEM COMO UM “BOM PROFESSOR” E UM “PROFESSOR RUIM”; E COM OS PROFESSORES A FIM DE IDENTIFICAR O QUE ELES, POR SUA VEZ, RECONHECEM COMO UM "BOM ALUNO" E UM "ALUNO RUIM". ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS ENTREVISTAS PROCURAREMOS MONTAR AS MOLDURAS A PARTIR DAS QUAIS PROFESSORES E ALUNOS ENQUADRAM UNS AOS OUTROS COMO "BONS" OU "RUINS". FEITO ISTO, A FASE FINAL DA PESQUISA SERÁ, A PARTIR DAS MOLDURAS ELABORADAS NA FASE ANTERIOR, NOVAMENTE, ENTREVISTAR ALUNOS E PROFESSORES, PARA SABER NO QUE ELES SE RECONHECEM OU NÃO NAS MOLDURAS APRESENTADAS. AS MOLDURAS SÃO OPERAÇÕES DO PODER, PRODUZEM SUBJETIVIDADES E MEDIAM O RECONHECIMENTO; CONTUDO COMO OPERAÇÃO DE PODER, SUAS CONSEQUÊNCIAS NEM SEMPRE SÃO POSITIVAS.