O PRESENTE ESCRITO, DE TIPO BIBLIOGRÁFICO, SE TRATA DE UM RESUMO COMENTADO ACERCA DA OBRA CLÁSSICA DE SAVIANI, COM OBJETIVO CENTRAL DE EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DE SAVIANI PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DA SÍNTESE DA OBRA CLÁSSICA “PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES”. A REFERIDA OBRA TEVE A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO EM 1991 E, CONFORME NOS ESCLARECE SAVIANI (2011;2013) POR SEU CARÁTER DE INACABAMENTO, PERMANECE EM CONTÍNUA REVISÃO E REFORMULAÇÃO CONTRIBUINDO PARA UMA COMPREENSÃO ONTOLÓGICA ACERCA DA REALIDADE MATERIAL. NESSE SENTIDO, A RELEVÂNCIA DESTE ESTUDO SE REVELA NO MODO COMO A OBRA EM TELA FAVORECE ENTENDER QUE O SABER, POR SER HISTORICAMENTE SITUADO, REQUER NOSSA IMERSÃO NÃO TÃO SOMENTE NO PRODUTO FINAL E SIM NA TRAMA EM QUE SE ENTRELAÇAM AS RELAÇÕES CULTURAIS, POLÍTICAS E SOCIAIS REVERBERANDO ESSENCIALMENTE EM COMO NÓS, PROFISSIONAIS PROFESSORES, SENTIMOS, PENSAMOS E DESENVOLVEMOS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM VISTAS A MUDANÇA. COMO RESULTADO, PODEMOS DESTACAR QUE SE TRATA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE RETOMA E VALORIZA AS FUNÇÕES ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO, DA ESCOLA, DO PROFESSOR, DO ALUNO TENDO O CURRÍCULO COMO IMPORTANTE MEIO/INSTRUMENTO DE ORGANIZAR O QUE SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA DE MODO A ALCANÇAR OS OBJETIVOS PARA ALÉM DOS PEDAGÓGICOS, POLÍTICOS.