Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO SECUNDÁRIO E O RECURSO ÀS TICS EM TEMPOS DACOVID-19 EM MOÇAMBIQUE

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      DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, COM IMPACTOS SIGNIFICATIVOS EM TODAS AS VERTENTES DA SOCIEDADE, EM\r\n
      PARTICULAR NA EDUCAÇÃO. UMA DAS MEDIDAS FUNDAMENTAIS QUE FOI TOMADA POR VÁRIOS GOVERNOS NACIONAIS\r\n
      EM 2020 E, EM PARTICULAR, PELO GOVERNO MOÇAMBICANO, TENDO EM VISTA A CONTENÇÃO DOS EFEITOS DESSA\r\n
      PANDEMIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, FOI O FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DESDE O PRÉ-ESCOLAR OU\r\n
      INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR, POR MEIO DE DECRETOS ESPECÍFICOS. CONSEQUENTEMENTE, O SETOR DA\r\n
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      RECURSO A TAIS MEIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL\r\n
      (ESG), EM MOÇAMBIQUE. ESTE ESTUDO BUSCA OS SEUS FUNDAMENTOS NAS REFLEXÕES DAS TEORIAS CURRICULARES\r\n
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      ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS. AS DISCUSSÕES DENUNCIAM O\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O MUNDO É ASSOLADO ATUALMENTE POR UMA DAS MAIORES CRISES DE SAÚDE PÚBLICA DECORRENTES DA ECLOSÃO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, COM IMPACTOS SIGNIFICATIVOS EM TODAS AS VERTENTES DA SOCIEDADE, EM PARTICULAR NA EDUCAÇÃO. UMA DAS MEDIDAS FUNDAMENTAIS QUE FOI TOMADA POR VÁRIOS GOVERNOS NACIONAIS EM 2020 E, EM PARTICULAR, PELO GOVERNO MOÇAMBICANO, TENDO EM VISTA A CONTENÇÃO DOS EFEITOS DESSA PANDEMIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, FOI O FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DESDE O PRÉ-ESCOLAR OU INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR, POR MEIO DE DECRETOS ESPECÍFICOS. CONSEQUENTEMENTE, O SETOR DA EDUCAÇÃO AO NÍVEL DO PAÍS PASSOU A RECORRER ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (RÁDIO E TELEVISÃO) PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO APRESENTADA NESTE TEXTO OBJETIVA ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DO RECURSO A TAIS MEIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL (ESG), EM MOÇAMBIQUE. ESTE ESTUDO BUSCA OS SEUS FUNDAMENTOS NAS REFLEXÕES DAS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, QUE SE VALEU DO MÉTODO HERMENÊUTICO PARA O PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS. AS DISCUSSÕES DENUNCIAM O EXACERBAMENTO DE DESIGUALDADES NO ACESSO ÀS PLATAFORMAS DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) PELOS(AS) ALUNOS(AS) E, POR CONSEGUINTE, SUGEREM O ENGENDRAMENTO PELAS AUTORIDADES QUE DIRIGEM A EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS QUE GARANTAM UMA PLENA INCLUSÃO E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO INTERIOR DO SISTEMA DE ENSINO.

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