O MUNDO É ASSOLADO ATUALMENTE POR UMA DAS MAIORES CRISES DE SAÚDE PÚBLICA DECORRENTES DA ECLOSÃO
DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, COM IMPACTOS SIGNIFICATIVOS EM TODAS AS VERTENTES DA SOCIEDADE, EM
PARTICULAR NA EDUCAÇÃO. UMA DAS MEDIDAS FUNDAMENTAIS QUE FOI TOMADA POR VÁRIOS GOVERNOS NACIONAIS
EM 2020 E, EM PARTICULAR, PELO GOVERNO MOÇAMBICANO, TENDO EM VISTA A CONTENÇÃO DOS EFEITOS DESSA
PANDEMIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, FOI O FECHAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DESDE O PRÉ-ESCOLAR OU
INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR, POR MEIO DE DECRETOS ESPECÍFICOS. CONSEQUENTEMENTE, O SETOR DA
EDUCAÇÃO AO NÍVEL DO PAÍS PASSOU A RECORRER ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E
AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (RÁDIO E TELEVISÃO) PARA A MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO APRESENTADA NESTE TEXTO OBJETIVA ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DO
RECURSO A TAIS MEIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL
(ESG), EM MOÇAMBIQUE. ESTE ESTUDO BUSCA OS SEUS FUNDAMENTOS NAS REFLEXÕES DAS TEORIAS CURRICULARES
CRÍTICAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, QUE SE VALEU DO MÉTODO HERMENÊUTICO PARA O PROCESSO DE
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS. AS DISCUSSÕES DENUNCIAM O
EXACERBAMENTO DE DESIGUALDADES NO ACESSO ÀS PLATAFORMAS DO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) PELOS(AS)
ALUNOS(AS) E, POR CONSEGUINTE, SUGEREM O ENGENDRAMENTO PELAS AUTORIDADES QUE DIRIGEM A EDUCAÇÃO EM
MOÇAMBIQUE DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS QUE GARANTAM UMA PLENA INCLUSÃO E IGUALDADE DE
OPORTUNIDADES NO INTERIOR DO SISTEMA DE ENSINO.