PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80075 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSORES INICIANTES, CURSO DE PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021163517.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES" "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80075 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 1940 "titulo" => "PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSORES INICIANTES, CURSO DE PEDAGOGIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021163517.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES" "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }