Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSORES INICIANTES, CURSO DE PEDAGOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80075
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 799
    "inscrito_id" => 1940
    "titulo" => "PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSORES INICIANTES, CURSO DE PEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021163517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES"
    "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80075
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 799
    "inscrito_id" => 1940
    "titulo" => "PROFESSOR (A) PEDAGOGO (A) INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE E INTERFACE TEÓRICA E PRÁTICA DA E NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSORES INICIANTES, CURSO DE PEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021163517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES"
    "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.