ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PARA UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, CAMPUS TIMON, JUNTO AO CURSO DE PEDAGOGIA. FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS E PEDAGOGAS EGRESSOS E EGRESSAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DIANTE DISSO, ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, SEMIESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL, COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA), QUE POSSUÍAM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, COM AUTORES E AUTORAS QUE FORAM BASE PARA UMA MAIOR SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DIANTE DA ANÁLISE DOS DADOS. NESTE CONTEXTO INVESTIGATIVO PODE-SE CONCLUIR QUE, PARA OS EGRESSOS (AS) PARTICIPANTES DESTA PESQUISA ACERCA DA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE UNIÃO TEÓRICA E PRÁTICA ENTRE OS SABERES DOCENTES, AINDA SE FAZ INCIPIENTE, PELA EXISTÊNCIA DE DISCIPLINAS QUE ORA SE CONFIGURAM ESSENCIALMENTE TEÓRICAS, ORA ESSENCIALMENTE PRÁTICAS, NO ENTANTO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FORMAÇÃO INICIAL REALIZA SEU PAPEL DE FORMADORA PARA A ATIVIDADE DOCENTE DIANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, COMPREENDENDO QUE A FORMAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFESSORAL É CONSTANTE E DEVE HAVER A BUSCA PELOS PROFISSIONAIS JUNTO A FORMAÇÃO CONTINUADA.