UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDÁTICOS: A PERSPECTIVA TEMPORAL E O CONTEÚDO DE PAISAGEM COMO SUBSÍDIO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8003 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 4317 "titulo" => "UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDÁTICOS: A PERSPECTIVA TEMPORAL E O CONTEÚDO DE PAISAGEM COMO SUBSÍDIO" "resumo" => "O referido trabalho busca apresentar a pesquisa que caminhou no sentido de fazer uma análise dos livros didáticos do ensino básico de Geografia, subsidiada pelos materiais escritos por autores como Maria Encarnação Sposito e Ezequiel Teodoro da Silva que anteriormente se preocuparam em estudar esse assunto. Como metodologia norteadora escolhemos a investigação qualitativa, pois buscamos entender as modificações do ensino da disciplina de Geografia no ensino básico, as ideologias contidas no texto e a questão imagética dos conteúdo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhido o ensino da categoria de Paisagem. Partindo de uma perspectiva temporal entre os nove anos que separam os livros Geografia de Valquíria e Beluce da editora Scipione de 2005 e Geografia: um olhar sobre a diversidade de Giansanti, Pandovesi, Oliva e Pamplona da editora AJS de 2014. A relevância do presente trabalho surge no sentido de apresentar uma metodologia que pode, sem sobra de dúvidas, auxiliar os professores de Geografia, e de outras disciplina escolares, na escolha do seu material para tornar mais efetivo o processo de ensino e aprendizagem de Geografia e a melhor transmissão dos conteúdo Geográficos. Esta é uma tarefa que cabe ao professor, apesar de sabermos que este deva utilizar-se de outras linguagens no ensino, o livro didático ainda figura com uma poderosa arma pedagógica no ensino básico, principalmente quando tem sua escolha feita de forma crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE TEMPORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_16_17_28_idinscrito_4317_6158b95b9d59e7312d5f5ec4649b1c37.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON PEREIRA MATOS" "autor_nome_curto" => "MARLON P." "autor_email" => "marlon_pereira1@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8003 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 442 "inscrito_id" => 4317 "titulo" => "UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE LIVROS DIDÁTICOS: A PERSPECTIVA TEMPORAL E O CONTEÚDO DE PAISAGEM COMO SUBSÍDIO" "resumo" => "O referido trabalho busca apresentar a pesquisa que caminhou no sentido de fazer uma análise dos livros didáticos do ensino básico de Geografia, subsidiada pelos materiais escritos por autores como Maria Encarnação Sposito e Ezequiel Teodoro da Silva que anteriormente se preocuparam em estudar esse assunto. Como metodologia norteadora escolhemos a investigação qualitativa, pois buscamos entender as modificações do ensino da disciplina de Geografia no ensino básico, as ideologias contidas no texto e a questão imagética dos conteúdo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhido o ensino da categoria de Paisagem. Partindo de uma perspectiva temporal entre os nove anos que separam os livros Geografia de Valquíria e Beluce da editora Scipione de 2005 e Geografia: um olhar sobre a diversidade de Giansanti, Pandovesi, Oliva e Pamplona da editora AJS de 2014. A relevância do presente trabalho surge no sentido de apresentar uma metodologia que pode, sem sobra de dúvidas, auxiliar os professores de Geografia, e de outras disciplina escolares, na escolha do seu material para tornar mais efetivo o processo de ensino e aprendizagem de Geografia e a melhor transmissão dos conteúdo Geográficos. Esta é uma tarefa que cabe ao professor, apesar de sabermos que este deva utilizar-se de outras linguagens no ensino, o livro didático ainda figura com uma poderosa arma pedagógica no ensino básico, principalmente quando tem sua escolha feita de forma crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE TEMPORAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_16_17_28_idinscrito_4317_6158b95b9d59e7312d5f5ec4649b1c37.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON PEREIRA MATOS" "autor_nome_curto" => "MARLON P." "autor_email" => "marlon_pereira1@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }