Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: DIÁLOGO E REFLEXÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6674
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 32395
    "titulo" => "A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "RESUMO Neste artigo sistematizamos algumas compreensões acerca do papel do coordenador pedagógico como mediador da formação continuada na escola. Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica coordenador a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de Jardim de Piranhas-RN é que nos propomos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa prática profissional e do anseio em contribuir com a educação do Município de Jardim de Piranhas-RN, no sentido de realçar aspectos advindos da prática pedagógica, principalmente aqueles pautados nos princípios de uma formação de educadores, continuada e em serviço, dialógica e reflexiva. Para tanto, realizamos estudos de fundamentação teórica com base em Nóvoa (1995; 2001; 2003), quando enfatiza a importância de se considerar a própria prática como fonte de estudo para a construção de uma nova prática docente; em Alarcão (1999; 200; 2002; 2003), Schön (1995; 2000), Tardif (2003) entre outros, que fornecem as bases para a discussão sobre o papel da reflexão e do diálogo na escola e na sala de aula. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa e de campo, com a intenção de observar as estratégias emergentes na prática pedagógica do coordenado que possam contribuir para a formação dos professores"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO E REFLEXÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_00_06_34_idinscrito_32395_9ac4a656f15fbd49739e85e938817991.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BATISTA"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6674
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 32395
    "titulo" => "A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "RESUMO Neste artigo sistematizamos algumas compreensões acerca do papel do coordenador pedagógico como mediador da formação continuada na escola. Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica coordenador a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de Jardim de Piranhas-RN é que nos propomos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa prática profissional e do anseio em contribuir com a educação do Município de Jardim de Piranhas-RN, no sentido de realçar aspectos advindos da prática pedagógica, principalmente aqueles pautados nos princípios de uma formação de educadores, continuada e em serviço, dialógica e reflexiva. Para tanto, realizamos estudos de fundamentação teórica com base em Nóvoa (1995; 2001; 2003), quando enfatiza a importância de se considerar a própria prática como fonte de estudo para a construção de uma nova prática docente; em Alarcão (1999; 200; 2002; 2003), Schön (1995; 2000), Tardif (2003) entre outros, que fornecem as bases para a discussão sobre o papel da reflexão e do diálogo na escola e na sala de aula. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa e de campo, com a intenção de observar as estratégias emergentes na prática pedagógica do coordenado que possam contribuir para a formação dos professores"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "DIÁLOGO E REFLEXÃO, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_00_06_34_idinscrito_32395_9ac4a656f15fbd49739e85e938817991.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BATISTA"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO Neste artigo sistematizamos algumas compreensões acerca do papel do coordenador pedagógico como mediador da formação continuada na escola. Na perspectiva de analisar e refletir sobre a prática pedagógica coordenador a partir do trabalho que desenvolvem nas escolas municipais de Jardim de Piranhas-RN é que nos propomos a realizar esta pesquisa. Partimos da nossa prática profissional e do anseio em contribuir com a educação do Município de Jardim de Piranhas-RN, no sentido de realçar aspectos advindos da prática pedagógica, principalmente aqueles pautados nos princípios de uma formação de educadores, continuada e em serviço, dialógica e reflexiva. Para tanto, realizamos estudos de fundamentação teórica com base em Nóvoa (1995; 2001; 2003), quando enfatiza a importância de se considerar a própria prática como fonte de estudo para a construção de uma nova prática docente; em Alarcão (1999; 200; 2002; 2003), Schön (1995; 2000), Tardif (2003) entre outros, que fornecem as bases para a discussão sobre o papel da reflexão e do diálogo na escola e na sala de aula. Metodologicamente, optamos por uma pesquisa qualitativa e de campo, com a intenção de observar as estratégias emergentes na prática pedagógica do coordenado que possam contribuir para a formação dos professores

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.