EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA DEFICIENTES VISUAIS: RECURSOS ÁUDIO-TÁTEIS E DIFERENTES PAISAGENS GEOGRÁFICAS, INSTITUTO HÉLIO GÓES MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
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Em se tratar de alunos com necessidades especiais, cegos ou de visão subnormal, é importante que o professor utilize em suas aulas recursos didáticos e metodologias diferenciadas para esse tipo de modalidade. Através do contato com as aulas Geografia do nono ano do Ensino Fundamental II percebemos a necessidade de programar novos métodos e abordagens no ensino da disciplina, tendo em vista a falta do uso de recursos didáticos adequados para alunos deficientes visuais. Com o objetivo de dar caráter mais dinâmico às aulas, tornando a disciplina mais interessante e atrativa para os deficientes visuais, planejamos uma intervenção com os alunos visando utilizar recursos áudio-táteis na aula de Geografia. Através do som e do tato propomos que os alunos Brailles, visão subnormal e visão normal distinguissem três diferentes paisagens geográficas. Os alunos de visão subnormal e normal seriam vendados e cada paisagem seria representada por um par de objetos e um som ambiente referente a ela. 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