Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LE PARKOUR: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES COM A NATUREZA., LE PARKOUR Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7441
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1460
    "inscrito_id" => 4977
    "titulo" => "LE PARKOUR: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA"
    "resumo" => "A educação ambiental é um tema de fundamental importância na sociedade contemporânea tendo em vista a formação do cidadão capaz de lidar com possibilidades, problemas e conflitos socioambientais. Nessa perspectiva o objetivo desse trabalho foi desenvolver o Le Parkour como forma de aproximar os discentes de uma escola pública das práticas de atividade física com a natureza para a promoção do despertar da consciência ambiental. O Le Parkour é um esporte que tem como característica o mover-se transpondo obstáculos, ao ar livre em praças, parques, utilizando de habilidades naturais como andar, correr e saltar. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na EMEF Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o PK nas aulas teve grande aceitação por parte dos alunos. Alguns deles apresentaram limitações tais como medo e vergonha, porém tiveram oportunidades de se superar através de incentivo do professor e dos colegas, vivenciando o espirito de cooperação que é próprio do PK. Ficou evidenciado também que além do desenvolvimento do espírito cooperativo foi despertada a consciência ambiental dos discentes, pois ao serem questionados sobre o que aprenderam a partir deste conteúdo relataram de forma mais recorrente o respeito à natureza. O conteúdo trabalhado promoveu também repercussão na prática pedagógica do docente da escola, como se observou em sua fala: “Gostei tanto desta aula que vou a partir de hoje repensar meus conteúdos”. Ao permitir referências a aprendizagens como estas a educação física passa a ser um veículo que proporciona ao discente uma prática esportiva mais direta com o seu meio, agregando valores para conviver não apenas com o meio ambiente, mas também com as pessoas que lhes cercam. Desse modo, entendemos que o Le Parkour nas aulas de educação física pode possibilitar a conscientização do aluno quanto às questões ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES COM A NATUREZA., LE PARKOUR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_17_22_59_idinscrito_4977_e85b548c8763b8b16b31583ea5794a6d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DIAS DE FONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "caldiasfontes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7441
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1460
    "inscrito_id" => 4977
    "titulo" => "LE PARKOUR: UMA POSSIBILIDADE PARA DESPERTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA"
    "resumo" => "A educação ambiental é um tema de fundamental importância na sociedade contemporânea tendo em vista a formação do cidadão capaz de lidar com possibilidades, problemas e conflitos socioambientais. Nessa perspectiva o objetivo desse trabalho foi desenvolver o Le Parkour como forma de aproximar os discentes de uma escola pública das práticas de atividade física com a natureza para a promoção do despertar da consciência ambiental. O Le Parkour é um esporte que tem como característica o mover-se transpondo obstáculos, ao ar livre em praças, parques, utilizando de habilidades naturais como andar, correr e saltar. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na EMEF Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o PK nas aulas teve grande aceitação por parte dos alunos. Alguns deles apresentaram limitações tais como medo e vergonha, porém tiveram oportunidades de se superar através de incentivo do professor e dos colegas, vivenciando o espirito de cooperação que é próprio do PK. Ficou evidenciado também que além do desenvolvimento do espírito cooperativo foi despertada a consciência ambiental dos discentes, pois ao serem questionados sobre o que aprenderam a partir deste conteúdo relataram de forma mais recorrente o respeito à natureza. O conteúdo trabalhado promoveu também repercussão na prática pedagógica do docente da escola, como se observou em sua fala: “Gostei tanto desta aula que vou a partir de hoje repensar meus conteúdos”. Ao permitir referências a aprendizagens como estas a educação física passa a ser um veículo que proporciona ao discente uma prática esportiva mais direta com o seu meio, agregando valores para conviver não apenas com o meio ambiente, mas também com as pessoas que lhes cercam. Desse modo, entendemos que o Le Parkour nas aulas de educação física pode possibilitar a conscientização do aluno quanto às questões ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTES COM A NATUREZA., LE PARKOUR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_17_22_59_idinscrito_4977_e85b548c8763b8b16b31583ea5794a6d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA DIAS DE FONTES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "caldiasfontes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA-UNIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A educação ambiental é um tema de fundamental importância na sociedade contemporânea tendo em vista a formação do cidadão capaz de lidar com possibilidades, problemas e conflitos socioambientais. Nessa perspectiva o objetivo desse trabalho foi desenvolver o Le Parkour como forma de aproximar os discentes de uma escola pública das práticas de atividade física com a natureza para a promoção do despertar da consciência ambiental. O Le Parkour é um esporte que tem como característica o mover-se transpondo obstáculos, ao ar livre em praças, parques, utilizando de habilidades naturais como andar, correr e saltar. O estudo é um relato das experiências dos discentes do Projeto do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Física na EMEF Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João pessoa- PB, com alunos do 6° ano do ensino fundamental, entre os meses de março a junho do ano de 2014. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado, mas o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que o PK nas aulas teve grande aceitação por parte dos alunos. Alguns deles apresentaram limitações tais como medo e vergonha, porém tiveram oportunidades de se superar através de incentivo do professor e dos colegas, vivenciando o espirito de cooperação que é próprio do PK. Ficou evidenciado também que além do desenvolvimento do espírito cooperativo foi despertada a consciência ambiental dos discentes, pois ao serem questionados sobre o que aprenderam a partir deste conteúdo relataram de forma mais recorrente o respeito à natureza. O conteúdo trabalhado promoveu também repercussão na prática pedagógica do docente da escola, como se observou em sua fala: “Gostei tanto desta aula que vou a partir de hoje repensar meus conteúdos”. Ao permitir referências a aprendizagens como estas a educação física passa a ser um veículo que proporciona ao discente uma prática esportiva mais direta com o seu meio, agregando valores para conviver não apenas com o meio ambiente, mas também com as pessoas que lhes cercam. Desse modo, entendemos que o Le Parkour nas aulas de educação física pode possibilitar a conscientização do aluno quanto às questões ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.