A SOCIOLOGIA E O MUNDO DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6854 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 685 "inscrito_id" => 1353 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O MUNDO DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre as possibilidades e limites no que diz respeito às práticas acadêmico-científicas nas escolas de ensino médio de tempo integral. Para tal, analisamos um evento realizado em uma escola pública, no município de Campina Grande, a fim de compreendermos como essas atividades, de cunho científico, podem contribuir para um melhor diálogo interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta. Procuramos demonstrar a urgência dos estudos sobre a questão da exploração do trabalho dentro da sociedade capitalista, o avanço tecnológico e o desemprego estrutural em consonância com as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil do trabalhador exigido pelas novas formas de organização do trabalho a partir das contribuições teóricas dos clássicos da sociologia - Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Dessa forma, as práticas científicas, realizadas no ensino médio, baseada numa perspectiva dialógica, apresentam-se como uma importante ferramenta para a formação intelectual e cidadã dos estudantes. Os dados coletados, nessa pesquisa, mostram a potencialidade dos estudantes do ensino médio na elaboração de artigos, participação em orientações, elaboração de seminários e apresentação em grupos de trabalho. Conclui-se, portanto, ressaltando a contribuição das práticas acadêmicas no ensino médio para a redução da evasão escolar e melhoria do rendimento dos estudantes, além da oportunidade de discussão de temáticas que são constantemente abordadas em avaliações como a do Enem, vestibulares e concursos. Essas práticas permitem que os alunos formulem os seus próprios questionamentos, dialoguem no âmbito escolar e exerçam a sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PRÁTICAS CIENTÍFICAS, ENSINO MÉDIO, DIÁLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_14_58_idinscrito_1353_9e21cd308172d28dbd2c056f27000a9a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO" "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO" "autor_email" => "edgard.leitao@bol.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6854 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 685 "inscrito_id" => 1353 "titulo" => "A SOCIOLOGIA E O MUNDO DO TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRÁTICAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS NO ENSINO MÉDIO INOVADOR" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre as possibilidades e limites no que diz respeito às práticas acadêmico-científicas nas escolas de ensino médio de tempo integral. Para tal, analisamos um evento realizado em uma escola pública, no município de Campina Grande, a fim de compreendermos como essas atividades, de cunho científico, podem contribuir para um melhor diálogo interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta. Procuramos demonstrar a urgência dos estudos sobre a questão da exploração do trabalho dentro da sociedade capitalista, o avanço tecnológico e o desemprego estrutural em consonância com as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil do trabalhador exigido pelas novas formas de organização do trabalho a partir das contribuições teóricas dos clássicos da sociologia - Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Dessa forma, as práticas científicas, realizadas no ensino médio, baseada numa perspectiva dialógica, apresentam-se como uma importante ferramenta para a formação intelectual e cidadã dos estudantes. Os dados coletados, nessa pesquisa, mostram a potencialidade dos estudantes do ensino médio na elaboração de artigos, participação em orientações, elaboração de seminários e apresentação em grupos de trabalho. Conclui-se, portanto, ressaltando a contribuição das práticas acadêmicas no ensino médio para a redução da evasão escolar e melhoria do rendimento dos estudantes, além da oportunidade de discussão de temáticas que são constantemente abordadas em avaliações como a do Enem, vestibulares e concursos. Essas práticas permitem que os alunos formulem os seus próprios questionamentos, dialoguem no âmbito escolar e exerçam a sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "PRÁTICAS CIENTÍFICAS, ENSINO MÉDIO, DIÁLOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_16_14_58_idinscrito_1353_9e21cd308172d28dbd2c056f27000a9a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO" "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO" "autor_email" => "edgard.leitao@bol.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }