SILVA, Aparecida Maria De Lima et al.. Ensino profissionalizante: para que e para quem?. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80>. Acesso em: 22/12/2024 23:30
INTRODUÇÃO: Este artigo tem por objetivo socializar reflexões introdutórias sobre os dilemas e impasses da educação profissional no Brasil e no Ceará. Esta pesquisa está credenciada no PIBIC da URCA e tem o apoio da FUNCAP . A pesquisa tem procurado analisar o presente à luz da história, na busca de dá visibilidade a um todo que aparentemente movimenta-se de forma fragmentada dando a idéia de algo novo que está sendo proposto e executado. Neste contexto cabe a questão: estaríamos mesmo que às avessas e tardiamente na história discutindo a necessidade de se pensar um modelo de educação associado à cultura e ao trabalho? METODOLOGIA: As reflexões aqui contidas são resultantes de pesquisas bibliográficas e documentais. RESULTADOS: Constatou-se por meio da analise documental que a expansão das escolas profissionalizantes no Ceará se constitui num projeto experimental que tem como fundamento filosófico as premissas do projeto denominado de PROCENTRO. CONCLUSÃO: A construção deste artigo mostrou-nos alguns dilemas que permeiam a educação dos trabalhadores. São dilemas que refletem as contradições de uma sociedade orientada pelos princípios e valores da produção capitalista. Segundo consta na bibliografia a educação profissional foi sempre o caminho apontado pelos governos para “educar os trabalhadores”. Pensar no futuro destes jovens e na liberdade de escolhas que estes caminhos formativos poderão lhe proporcionar constitui no principal debate que gostaríamos de realizar por meio deste trabalho.