O estudo aborda os jogos enquanto ferramenta de uso pedagógico nas aulas de matemática, a contribuição que este pode agregar a construção do conhecimento e do pensamento lógico nas crianças; busca compreender a relação desse recurso atrelado aos objetivos propostos pelo professor para um desenvolvimento holístico do indivíduo. Refere-se a uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, sobre os jogos, realizada no segundo semestre de 2011 com professores, coordenadores e direção de uma escola particular em Teresina (PI). Tem como objetivo: mostrar a contribuição do jogo como estratégia de ensino na construção do pensamento lógico-matemático. A problemática levantada versa sobre os seguintes questionamentos: Qual o significado de jogo e para que ele serve? Como ele vem sendo utilizado nas aulas de matemática? E principalmente, como os jogos podem contribuir no ensino da matemática? Assim, buscou-se um diálogo com: Kishimoto (1997), Moura (2006), sobre a importância do jogo e suas varias definições; e ainda com: Piaget (1959) e Vygostsky (1984) sobre o desenvolvimento infantil. Como resultados parciais, o estudo mostra que os jogos em sala de aula, tem grande receptividade, tanto pelos alunos, quanto pelos professores, configurando-se em atividade propícia à produção/ construção de saberes; trocas de conhecimentos; momento de interação/ socialização entre os sujeitos envolvidos e ao processo avaliativo processual. Espera-se com o estudo, mostrar aos docentes que atuam no Ensino Fundamental, especialmente os das séries iniciais, a importância e contribuição do jogo como recurso metodológico e não mais como atividade livre, sem propósito e passatempo em sala.