RESUMOA alfabetização caracteriza-se como um processo de natureza complexa e desafiadora, haja vista que os docentes necessitam de saberes a cerca da natureza da leitura e da escrita, articulados ao conhecimento sobre o modo como a criança realiza a aprendizagem da língua escrita. Considerando esse fato, o presente artigo tem como objetivo rememorar a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras propiciando a reflexão sobre o saber e o saber-fazer. O estudo resulta de pesquisa em andamento intitulada Prática Pedagógica de Professoras Alfabetizadoras: Historias Singulares, tendo como suporte metodológico a abordagem qualitativa. Caracteriza-se, portanto, como pesquisa narrativa. Neste sentido, definimos como suporte teórico-metodológico as contribuições de: Brito (2007), Curto (2000), Carvalho (2010) e Mignot (2008), dentre outros. O estudo revelou que as alfabetizadoras pesquisadas desenvolvem o processo de alfabetização compreendendo a complexidade de alfabetizar, o que resulta numa prática alfabetizadora que ultrapassa o ensino da técnica de codificar/decodificar.