RESUMO: A presente pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado ‘ História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961)’, o subprojeto: ‘A Expansão da Escola Primária no Piauí-Brasil (1930-1961)’ pesquisa fontes documentais da educação no Piauí no período citado, dentre elas, mensagens governamentais e relatórios da educação. O objetivo diz respeito à catalogação e organização dessas fontes ( mensagens e relatórios). A pesquisa tem como aporte teórico a Nova História Cultural segundo Burke (1992) e Lopes (2001). A metodologia abordada é a análise de conteúdo segundo Bardin (1994). Após a coleta, análise e organização (inclusive em acervo digital). O acervo conta atualmente com seis mensagens governamentais e quatro relatórios da educação. Neste trabalho os deteremos a expor os dados referentes aos anos compreendidos de 1930 a 1950, visto que a pesquisa encontra-se em desenvolvimento. Ao reconstruirmos a história da expansão da escola primária no Piauí acreditamos contribuir para ampliar os conhecimentos sobre a mesma, bem como para a história da educação brasileira.