A GRANDE RESPONSABILIDADE QUE A EDUCA??O CONFIGUROU AT? HOJE NA SOCIEDADE TROUXE A NECESSIDADE
DE REFLETIR, DEBATER E DEFENDER A FORMA COMO DEVE-SE PROCEDER A FORMA??O PROFISSIONAL DOS
DOCENTES. O PROGRAMA PIBID ? RESPONS?VEL POR FORMAR UMA CONEX?O ENTRE O ENSINO SUPERIOR E
B?SICO, POR TRAZER UMA EXPERI?NCIA QUE UNE A TEORIA E A PR?TICA E BUSCA INCENTIVAR NA FORMA??O DE
PROFESSORES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR
BOLSISTAS DO PIBID NAS AULAS REMOTAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19,
DESTACANDO A ARTICULA??O ENTRE O ENSINO SUPERIOR E B?SICO NESTE PER?ODO. A METODOLOGIA PAUTOU-SE
POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE OS PIBIDIANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS
BIOL?GICAS DA UNEAL, CAMPUS I APLICARAM UM QUESTION?RIO EM FORMATO ELETR?NICO, UTILIZANDO A
FERRAMENTA GOOGLE FORMS PARA OS ACAD?MICOS DO PROGRAMA PIBID BIOLOGIA INSERIDOS, NOS ANOS
FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DESDE O ANO DE 2020. PARTICIPARAM NOVE ACAD?MICOS, OS QUAIS
RELATARAM SOBRE A PRIMEIRA EXPERI?NCIA NO ENSINO B?SICO; AL?M DISSO, O ENSINO DE FORMA REMOTA,
AS VANTAGENS E DESVANTAGENS NO CONTEXTO ATUAL. APESAR DOS OBST?CULOS DESCRITOS PELOS
PARTICIPANTES, FOI DEMONSTRADO QUE A MAIORIA N?O FICOU DESMOTIVADO E AFIRMAM QUE O PIBID
PROPORCIONA O ENSINO E A APRENDIZAGEM POR OPORTUNIZAR O ACESSO DE FUTUROS PROFESSORES A EDUCA??O
B?SICA, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIA NAS AULAS E INCENTIVANDO A PRODU??O
CIENT?FICA.