Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO

Palavra-chaves: SURDEZ, ENSINO REMOTO, BAIXA VISÃO, RECURSOS ADAPTADOS, Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79688
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 2596
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO REMOTO, BAIXA VISÃO, RECURSOS ADAPTADOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2596_22072021085751.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYLLANE MOURA DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "THAYLLANE PONTES"
    "autor_email" => "thayllanepontes88@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79688
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 2596
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO REMOTO, BAIXA VISÃO, RECURSOS ADAPTADOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2596_22072021085751.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYLLANE MOURA DE PONTES"
    "autor_nome_curto" => "THAYLLANE PONTES"
    "autor_email" => "thayllanepontes88@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.