O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79688 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2596 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO REMOTO, BAIXA VISÃO, RECURSOS ADAPTADOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2596_22072021085751.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYLLANE MOURA DE PONTES" "autor_nome_curto" => "THAYLLANE PONTES" "autor_email" => "thayllanepontes88@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79688 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2596 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMÁTICA, O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, DEVIDAMENTE MATRICULADO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS, NO DECORRENTE CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS INVESTIGAR QUAIS FORAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO MAIS ADOTADAS NA EDUCAÇÃO EMERGENCIAL REMOTA PARA ATENDER AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENFRENTADAS PELO ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO. PARA ISSO, O OBJETIVO GERAL VISOU ANALISAR O PROCESSO E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA A APRENDIZAGEM DO SURDO E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR REMOTO, EM TEMPOS DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ENFOQUE AUTOETNOGRÁFICO, TENDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS OS ESTUDOS TEÓRICOS E O DIÁRIO PESSOAL DA TRADUTORA INTÉRPRETE QUE ATUA COM O ALUNO SURDO COM BAIXA VISÃO, NO ENSINO REGULAR. OS DADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE, DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19, AS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS FORAM ADAPTADAS PARA MELHOR ATENDER O ESTUDANTE, UTILIZANDO-SE DE ADAPTAÇÕES MATERIAIS E CURRICULARES. PARA CONSOLIDARMOS A INCLUSÃO SOCIAL, FAZ-SE NECESSÁRIO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL OBSERVANDO AS NECESSIDADES DE CADA ESTUDANTE E SOCIALIZAR AS PRÁTICAS EXITOSAS, PORÉM, O ENSINO REMOTO NÃO FUNCIONOU PARA O ALUNO SURDO E COM BAIXA VISÃO, UMA VEZ QUE AS ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÕES DAS AULAS MAIS ADOTADAS PARA A APRENDIZAGEM DESTE ALUNO FORAM REALIZADAS PRESENCIALMENTE, COM O APOIO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) TÁTIL E MATÉRIAS ADAPTADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "SURDEZ, ENSINO REMOTO, BAIXA VISÃO, RECURSOS ADAPTADOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2596_22072021085751.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYLLANE MOURA DE PONTES" "autor_nome_curto" => "THAYLLANE PONTES" "autor_email" => "thayllanepontes88@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }