ACOMPANHA-SE O CRESCENTE DESINTERESSE NA BUSCA EM TORNAR-SE PROFESSOR EM NOSSO PAÍS, UMA VEZ QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA VÊM APRESENTANDO POUCA PROCURA. TAL FATO ESTÁ ATRELADO A DIVERSOS FATORES COMO OS OBSTÁCULOS RELACIONADOS AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, BEM COMO A FALTA DE IDENTIFICAÇÃO COM A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA INVESTIGAR O PERFIL DE UMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE NOSSO PAÍS, NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS LICENCIANDOS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA POR MEIO DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DE CURSO, QUE SÃO O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) E SUA MATRIZ CURRICULAR. COM A ANÁLISE DAS DISCIPLINAS PERTENCENTES AO CURSO EM QUESTÃO PODE-SE CONCLUIR QUE POUCO MAIS DE 30% DAS DISCIPLINAS PRESENTES NA GRADE CURRICULAR SÃO VOLTADAS A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS FUTUROS LICENCIANDOS E, EMBORA ESSE SEJA UM PERCENTUAL SIGNIFICATIVO QUANDO COMPARADO A OUTRAS LICENCIATURAS EM NOSSO PAÍS, NOTA-SE QUE AS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS APARECEM EM MOMENTOS ESTANQUES COM POUCA CONEXÃO DAS MESMAS COM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS, OU SEJA, OS ALUNOS APRENDEM OS CONTEÚDOS DE FORMA FRAGMENTADA E SÃO ESCASSOS OS MOMENTOS EM QUE SÃO ATRELADOS OS SABERES ESPECÍFICOS DA BIOLOGIA AOS SABERES NECESSÁRIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E, POR CONSEGUINTE, DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. PRETENDEU-SE COM ESSE ESTUDO IDENTIFICAR AS LACUNAS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, AFIM DE ENTENDER A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA.