IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE
AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79819 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => """ IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE\r\n \r\n AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU PROBLEMATIZAR AS IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE\r\n AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA ENSAÍSTICA, ONDE APRESENTAMOS NOSSO\r\n POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO A ESTE TEMA, ANCORADOS NO REFERENCIAL TEÓRICO PSICANALÍTICO. APESAR DE\r\n CONSIDERARMOS PERTINENTE A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE CASOS DE AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO NAS ESCOLAS,\r\n ARGUMENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DESTA MEDIDA, POIS ACREDITAMOS\r\n QUE A FORMA COMO OS EDUCADORES FAZEM ESSAS NOTIFICAÇÕES PODE ESTAR SENDO INFLUENCIADA PELO\r\n PREDOMINANTE DISCURSO BIOMÉDICO E PSICOLOGIZANTE, QUE NEGLIGENCIA OS SEUS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS,\r\n HISTÓRICOS E POLÍTICOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DE ESTIGMAS, PRECONCEITOS, PATOLOGIZAÇÃO,\r\n MEDICALIZAÇÃO E EXCLUSÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESTAS PRÁTICAS. NESSE SENTIDO, DEFENDEMOS QUE ESSAS\r\n NOTIFICAÇÕES SEJAM ACOMPANHADAS DE UMA MUDANÇA DE POSTURA POR PARTE DOS EDUCADORES A RESPEITO DA\r\n AUTOMUTILAÇÃO E DOS SUJEITOS QUE A PRATICAM. UMA POSSIBILIDADE DE OPERACIONALIZAR ISSO É FOMENTANDO A\r\n ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, TOMANDO CUIDADO DE NÃO NATURALIZAR ATITUDES EXCLUDENTES, COMO CONSIDERAR QUE\r\n ESSAS PESSOAS TÊM “MENTE FRACA” OU QUE O FAZEM PARA “CHAMAR ATENÇÃO”, ETC. ASSIM, TEMOS CONSCIÊNCIA\r\n QUE A ACESSIBILIDADE ATITUDINAL QUE DEFENDEMOS AQUI NÃO É SUFICIENTE PARA EXTINGUIR AS PRÁTICAS DE\r\n AUTOMUTILAÇÃO. TODAVIA, APRESENTAMOS CAMINHOS QUE PODEM AUXILIAR NO MANEJO DESSES CASOS NAS\r\n INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E QUE, A PARTIR DA PSICANÁLISE A PENSAR O SUJEITO QUE PRATICA AUTOMUTILAÇÃO EM\r\n SUA SINGULARIDADE, A PARTIR DO RECORTE ESPECÍFICO DO LUGAR QUE ELE OCUPA NA CULTURA, SOB UMA PERSPECTIVA\r\n CRÍTICA, SUBVERTENDO O DISCURSO BIOMÉDICO INSTITUÍDO E CAMINHANDO NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO DOS\r\n SUJEITOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AUTOMUTILAÇÃO,, ESCOLA,, ACESSIBILIDADE ATITUDINAL,, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO,, POLÍTICAS PÚBLICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1838_27072021224928.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO ALMEIDA" "autor_email" => "rodrigoalmeidapsi@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79819 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => """ IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE\r\n \r\n AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS """ "resumo" => """ O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU PROBLEMATIZAR AS IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DAS NOTIFICAÇÕES DE CASOS DE\r\n AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA ENSAÍSTICA, ONDE APRESENTAMOS NOSSO\r\n POSICIONAMENTO EM RELAÇÃO A ESTE TEMA, ANCORADOS NO REFERENCIAL TEÓRICO PSICANALÍTICO. APESAR DE\r\n CONSIDERARMOS PERTINENTE A NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA DE CASOS DE AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO NAS ESCOLAS,\r\n ARGUMENTAMOS A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS DESTA MEDIDA, POIS ACREDITAMOS\r\n QUE A FORMA COMO OS EDUCADORES FAZEM ESSAS NOTIFICAÇÕES PODE ESTAR SENDO INFLUENCIADA PELO\r\n PREDOMINANTE DISCURSO BIOMÉDICO E PSICOLOGIZANTE, QUE NEGLIGENCIA OS SEUS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS,\r\n HISTÓRICOS E POLÍTICOS, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DE ESTIGMAS, PRECONCEITOS, PATOLOGIZAÇÃO,\r\n MEDICALIZAÇÃO E EXCLUSÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESTAS PRÁTICAS. NESSE SENTIDO, DEFENDEMOS QUE ESSAS\r\n NOTIFICAÇÕES SEJAM ACOMPANHADAS DE UMA MUDANÇA DE POSTURA POR PARTE DOS EDUCADORES A RESPEITO DA\r\n AUTOMUTILAÇÃO E DOS SUJEITOS QUE A PRATICAM. UMA POSSIBILIDADE DE OPERACIONALIZAR ISSO É FOMENTANDO A\r\n ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, TOMANDO CUIDADO DE NÃO NATURALIZAR ATITUDES EXCLUDENTES, COMO CONSIDERAR QUE\r\n ESSAS PESSOAS TÊM “MENTE FRACA” OU QUE O FAZEM PARA “CHAMAR ATENÇÃO”, ETC. ASSIM, TEMOS CONSCIÊNCIA\r\n QUE A ACESSIBILIDADE ATITUDINAL QUE DEFENDEMOS AQUI NÃO É SUFICIENTE PARA EXTINGUIR AS PRÁTICAS DE\r\n AUTOMUTILAÇÃO. TODAVIA, APRESENTAMOS CAMINHOS QUE PODEM AUXILIAR NO MANEJO DESSES CASOS NAS\r\n INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E QUE, A PARTIR DA PSICANÁLISE A PENSAR O SUJEITO QUE PRATICA AUTOMUTILAÇÃO EM\r\n SUA SINGULARIDADE, A PARTIR DO RECORTE ESPECÍFICO DO LUGAR QUE ELE OCUPA NA CULTURA, SOB UMA PERSPECTIVA\r\n CRÍTICA, SUBVERTENDO O DISCURSO BIOMÉDICO INSTITUÍDO E CAMINHANDO NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO DOS\r\n SUJEITOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "AUTOMUTILAÇÃO,, ESCOLA,, ACESSIBILIDADE ATITUDINAL,, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO,, POLÍTICAS PÚBLICAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA121_ID1838_27072021224928.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO ALMEIDA" "autor_email" => "rodrigoalmeidapsi@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }