O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO.
METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A
ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E
COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE
O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO
QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO
SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES
AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS
UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E
DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM
SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS
ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO
PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M
CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE
SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O
PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE
CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES.