Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACADÊMICO

Palavra-chaves: ANSIEDADE, ANGÚSTIA, UNIVERSIDADE, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL Comunicação Oral (CO) GT 18 – Educação Emocional
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79818
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 1760
    "titulo" => """
      REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO\r\n
      CONTEXTO ACADÊMICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO.\r\n
      METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A\r\n
      ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E\r\n
      COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE\r\n
      O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO\r\n
      QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO\r\n
      SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES\r\n
      AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS\r\n
      UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E\r\n
      DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM\r\n
      SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS\r\n
      ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO\r\n
      PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M\r\n
      CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE\r\n
      SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O\r\n
      PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE\r\n
      CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "ANSIEDADE, ANGÚSTIA, UNIVERSIDADE, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1760_27072021224842.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR MANOEL SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "VITOR MANOEL"
    "autor_email" => "vitorlivre29@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE IRECÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79818
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 493
    "inscrito_id" => 1760
    "titulo" => """
      REFLEXÕES PSICANALÍTICAS SOBRE A ANSIEDADE NO\r\n
      CONTEXTO ACADÊMICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO.\r\n
      METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A\r\n
      ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E\r\n
      COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE\r\n
      O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO\r\n
      QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO\r\n
      SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES\r\n
      AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS\r\n
      UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E\r\n
      DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM\r\n
      SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS\r\n
      ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO\r\n
      PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M\r\n
      CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE\r\n
      SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O\r\n
      PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE\r\n
      CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "ANSIEDADE, ANGÚSTIA, UNIVERSIDADE, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO EMOCIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1760_27072021224842.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR MANOEL SOUZA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "VITOR MANOEL"
    "autor_email" => "vitorlivre29@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE IRECÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA PSICANAL?TICA SOBRE A ANSIEDADE NO CONTEXTO ACAD?MICO. METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UM TEXTO TE?RICO, DE NATUREZA ENSA?STICA, ONDE PROBLEMATIZAREMOS A ANSIEDADE COMO UM SINTOMA SOCIAL CONTEMPOR?NEO, QUE POSSUI ?NTIMA RELA??O COM A VIDA DO SUJEITO E COM A CULTURA. A PARTIR DO REFERENCIAL PSICANAL?TICO, COMPREENDEMOS A ANSIEDADE COMO UMA REA??O QUE O SUJEITO TEM AO SE DEPARAR COM UM PERIGO IMINENTE E QUE ? DECORRENTE DE UM ACONTECIMENTO TRAUM?TICO QUE N?O FOI ELABORADO E TAMB?M COMO UM REFLEXO DO MAL-ESTAR NA CIVILIZA??O RESULTANTE DO INGRESSO DO SUJEITO NA CULTURA. NESSE SENTIDO, ARGUMENTAMOS PARA A IMPORT?NCIA DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS INERENTES AO FEN?MENO DA ANSIEDADE, QUE INCLUI ?S CONSTANTES COBRAN?AS E PRESS?ES ADVINDAS DO OUTRO, ?S QUAIS OS UNIVERSIT?RIOS EST?O SUBMETIDOS, PROMOVENDO EMBARA?OS E PERTURBA??ES QUE ACABAM POR INIBI-LOS E DEIX?-LOS ANSIOSOS; COMO TAMB?M A CULTURA DO IMEDIATISMO E DO BEM-ESTAR, QUE REPERCUTEM EM SOFRIMENTO E ADOECIMENTO PS?QUICO, DOS QUAIS DESTACAMOS OS QUADROS ANSIOSOS. DIANTE DISSO, NOS ANCORAMOS NO REFERENCIAL PSICANAL?TICO E PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM CR?TICA, ALTERNATIVA AO PREDOMINANTE MODELO BIOM?DICO E ACUSAMOS A PRESEN?A DE ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE TAMB?M CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DA ANSIEDADE NA ATUALIDADE. A PARTIR DESTES PRESSUPOSTOS, ACREDITAMOS QUE SER? POSS?VEL UMA COMPREENS?O DA ANSIEDADE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA N?O PSICOLOGIZANTE, N?O PATOLOGIZANTE E N?O MEDICALIZADORA E FAVORECER A PROPOSI??O DE POL?TICAS P?BLICAS E DE INTERVEN??ES DE CAR?TER PREVENTIVO QUE PROMOVAM O BEM-ESTAR E SA?DE MENTAL DOS SUJEITOS NAS UNIVERSIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.