OLIVEIRA, Vítor Lins. O ensino de história no contexto do novo ensino médio. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79719>. Acesso em: 05/11/2024 09:19
ESTE ESTUDO PRETENDE DEBATER OS IMPACTOS DO “NOVO ENSINO MÉDIO” E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA, ASSIM COMO APRESENTA UMA METODOLOGIA ATIVA EXPERIMENTADA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. NO PRIMEIRO MOMENTO, CONTEXTUALIZAMOS A LEI Nº 13.415/2007, DEMONSTRANDO A INFLUÊNCIA DO PROJETO NEOLIBERAL QUE TORNA A EDUCAÇÃO EM UMA MERCADORIA, RESULTANDO NUM RETROCESSO EDUCACIONAL DE DÉCADAS. EM SEGUIDA, ANALISAMOS A CONSTRUÇÃO DA BNCC AO LONGO DE SUAS TRÊS VERSÕES ATÉ RESULTAR NUM MERO CURRÍCULO DE RETORNO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. DEPOIS, APRESENTAMOS A PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA, ANALISANDO AS INOVAÇÕES SUGERIDAS PARA ESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO NESSE ESTADO. FINALMENTE, APRESENTAMOS A PROPOSTA DA METODOLOGIA ATIVA, CENTRALIZADA NO PROTAGONISMO DO ALUNO, EM QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PRODUZEM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS, COM O OBJETIVO DE AMPLIAR A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.