ESTE ARTIGO TRAZ ALGUMAS REFLEX?ES ACERCA DE UMA GEST?O ESCOLAR DEMOCR?TICA QUE ATENDA AS NOVAS DEMANDAS SURGIDAS EM 2020 E 2021. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO FOI ANALISAR O CONTEXTO ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, E PROPOR A??ES DE MELHORIAS. OS OBJETIVOS ESPEC?FICOS FORAM VERIFICAR COMO SE DEU A EVOLU??O DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS DURANTE O ANO DE 2020; FAZER UM ESTUDO SOBRE AS FUN??ES DOS PROFISSIONAIS DA DIRETORIA DE ENSINO QUE PRESTAM SUPORTE NA ?REA PEDAG?GICA E ADMINISTRATIVA ESCOLAR; FAZER UMA BUSCA NOS SITES DA SEDUC/SP PARA VERIFICAR A PUBLICA??O DOS INSTRUMENTOS DE GEST?O DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE S?O PAULO; PROPOR UMA A??O COLETIVA DE MELHORIA PARA O ANO DE 2022. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE HOUVE UMA REGRESS?O NOS N?VEIS DE PROFICI?NCIA DOS ESTUDANTES E AUMENTO DA EVAS?O ESCOLAR DURANTE O ANO DE 2020, E QUE AS ESCOLAS N?O EST?O COM SEUS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE GEST?O (REGIMENTO ESCOLAR, PROJETO POL?TICO PEDAG?GICO - PPP, PLANO GEST?O) ATUALIZADOS E DISPONIBILIZADOS PARA ATENDER AS NOVAS EXIG?NCIAS ADVINDAS DO PER?ODO DA PANDEMIA, DA IMPLEMENTA??O DO NOVO ENSINO M?DIO E DO ENSINO H?BRIDO. CONCLUIU-SE QUE PARA SUPERAR AS REGRESS?ES E DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS, DEPOIS DA PANDEMIA, DEVE HAVER UM TRABALHO COLETIVO LIDERADO E ARTICULADO PELA SUPERVIS?O DE ENSINO, FOCADO EM PROMOVER A EDUCA??O INCLUSIVA, NO PROGRESSO CONT?NUO, E NA GARANTIA DO DIREITO DE APRENDER, COM BASE NA REVIS?O E ATUALIZA??O DOS INSTRUMENTOS DE GEST?O.