ESTE ARTIGO OBJETIVOU COMPREENDER O TRABALHO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19 QUE SE INSTALOU, NO BRASIL, A PARTIR DE MARÇO DE 2020. UTILIZOU PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE PESQUISAS JÁ REALIZADAS ACERCA DO TEMA COMO OS TRABALHOS DE OLIVEIRA E JUNIOR (2020), CARVALHO E ARAÚJO (2020), JUNIOR ET AL (2020) E SILVA (2020) COM O INTUITO DE APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS CONSIDERANDO AS DIFICULDADES, DESAFIOS, FORMAÇÃO E ATIVIDADES DOCENTES NESSE CENÁRIO. APÓS ANÁLISE DOS ESTUDOS, OS ASPECTOS ENCONTRADOS QUE CONFIGURAM E INFLUENCIAM O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO FORAM: SUPORTE INSTITUCIONAL, DISPONIBILIZAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, DOMÍNIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, CARGA HORÁRIA DE TRABALHO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS.