. OS N?MEROS DA EVAS?O NO BRASIL MOSTRAM QUE A TODO ANO MILHARES DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E ADULTOS DEIXAM AS SALAS DE AULAS PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE A EVAS?O ESCOLAR NA MODALIDADE DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA), NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ?PRESIDENTE VARGAS?, LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE SUM?-PB, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II (QUE COMPREENDE 5?, 6?, 7? E 8? S?RIES) TENDO COMO ESPA?O TEMPORAL OS SEMESTRES DOS ANOS 2018.1, 2018.2 E 2019.1. OBJETIVANDO IDENTIFICAR AS DIFERENTES VIS?ES QUE PROFESSORES E ALUNOS POSSUEM ACERCA DA REFERIDA TEM?TICA, FOI ELABORADO UM QUESTION?RIO PARA ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS, PESQUISAS IN LOCO, PESQUISAS DOCUMENTAIS, DENTRE OUTROS PROCESSOS METODOL?GICOS PARA A EFETIVA REALIZA??O DA PRESENTE PESQUISA. PARTIU-SE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS VIS?ES QUE OS PROFESSORES E ALUNOS T?M ACERCA DA SIGNIFICATIVA EVAS?O ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL ?PRESIDENTE VARGAS?? A PESQUISA EST? EMBASADA NOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR CAVALCANTE (2005), FREIRE (1996), LIB?NEO (1994), OLIVEIRA (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. A AN?LISE DEMONSTROU QUE, APESAR DO FEN?MENO PESQUISADO - EVAS?O ESCOLAR- SE APRESENTAR COMO UMA PROBLEM?TICA A SER ENFRENTADA POR TODOS OS ENVOLVIDOS NA EDUCA??O, AINDA ? ENCARADO COMO UMA QUEST?O INDIVIDUAL DE CADA INDIV?DUO; OU SEJA, OS DISCURSOS PROFERIDOS PELOS PROFESSORES RESPONSABILIZAM NA MAIOR PARTE DAS VEZES A FALTA DE INTERESSE E A REALIDADE DOS ALUNOS TRABALHADORES DA EJA.