PARTINDO DO RECORTE EPISTEMOLÓGICO REFERENTE À OPOSIÇÃO ENTRE OS DISCURSOS SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E ESPECIFICIDADE DA ESCOLA, O TRABALHO EM QUESTÃO DESTACA A CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA QUE PERMEIA TAL BINARIDADE. PARA ESTA FINALIDADE, UTILIZA-SE A PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA COMO SUBSÍDIO TEÓRICO E A NECESSÁRIA DESFUNDAMENTAÇÃO DOS CONCEITOS, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE SE CONCEBER DEMOCRACIA COMO ALGO NÃO TOTALITÁRIO E IMPOSSÍVEL DE SE ALCANÇAR UMA PLENITUDE, INTRODUZINDO A CRÍTICA AO CARÁTER PRESCRITIVO QUE AMBOS DISCURSOS POSSUEM. A PESQUISA PROPOSTA SE JUSTIFICA EM DECORRÊNCIA DA NECESSIDADE DE SE INSERIR A REFLEXÃO E O QUESTIONAMENTO A RESPEITO DA CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DA GESTÃO ESCOLAR ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA. PARTINDO DA JUSTIFICATIVA AO DESENVOLVIMENTO DO PRESENTE TRABALHO ACIMA EXPOSTA, O OBJETIVO É ANALISAR A CONCEPÇÃO DE DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. TAL INTUITO PRETENDE SER ALCANÇADO SUBSIDIANDO-NOS, METODOLOGICAMENTE, NA TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU E CHANTAL MOUFFE (2015) E NO REFERENCIAL PÓS-ESTRUTURALISTA COMPLEMENTAR, À MEDIDA QUE SE CONSIDERA DEMOCRACIA COMO ALGO SUJEITO AO PLURAL.