O OBJETIVO DESSE ESTUDO ? REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS PARA A INCLUS?O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS. TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO COM APORTE EM LIVROS, LEIS, ARTIGOS EM PERI?DICOS E SITES ESPECIALIZADOS NO TEMA. A EDUCA??O BRASILEIRA AVAN?A E RETROCEDE AO LONGO DO TEMPO EM FUN??O DAS POL?TICAS P?BLICAS EDUCACIONAIS RESULTANDO EM UMA DESCONTINUIDADE QUE PREJUDICA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A POL?TICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA EVIDENCIOU PROBLEMAS QUE A EDUCA??O J? ENFRENTA NAS CLASSES REGULARES E SE AMPLIA NO ENSINO PARA OS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, CONTUDO CABE A ESCOLA GARANTIR ESSE DIREITO DO ALUNO, J? ASSEGURADO EM LEI.