TABLET EDUCACIONAL: INOVAÇÃO E DESAFIOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7962 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 33251 "titulo" => "TABLET EDUCACIONAL: INOVAÇÃO E DESAFIOS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção e o uso do Tablet Educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho, localizada na cidade de Santa Rita - Paraíba, com professores e alunos do 2º ano do ensino médio no turno da manhã. Para isso, optamos por uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva. Utilizamos como instrumentos entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e alunos. Nesse sentido os fatos abordados evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com o Tablet Educacional apontam para os aspectos relevantes do processo ensino-aprendizagem nas aulas, e que o trabalho com os recursos oferecidos no Tablet Educacional são considerados vantajosos e de maneira positiva os professores e alunos estão se mantendo inseridos em todo o processo educativo, embora a utilização por parte dos alunos e professores seja confrontada em alguns pontos abordados nesta pesquisa, como também entre as respostas de professores e alunos que almejam melhorias nos recursos secundários e que ao mesmo tempo são indispensáveis para o pleno desempenho nas atividades com o recurso digital, pois tais recursos necessitam de determinadas funções para o desenvolvimento das atividades. Conclui-se assim que, os Tablets Educacionais estão empregados no contexto escolar, beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades e que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo de ensino, em contrapartida requerem para o seu uso uma atenção maior, voltada para o funcionamento dos instrumentos de trabalho como é o caso da Internet que não mantém condições de aprimorar e democratizar as ações que se planejam executar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TABLET EDUCACIONAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_55_32_idinscrito_33251_b36f6180339294e0d72a6a2e7f3d62c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CANDIDA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA OLIVEIRA" "autor_email" => "saraoliveira87@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7962 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 33251 "titulo" => "TABLET EDUCACIONAL: INOVAÇÃO E DESAFIOS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a inserção e o uso do Tablet Educacional na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho, localizada na cidade de Santa Rita - Paraíba, com professores e alunos do 2º ano do ensino médio no turno da manhã. Para isso, optamos por uma pesquisa qualitativa, exploratória descritiva. Utilizamos como instrumentos entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e alunos. Nesse sentido os fatos abordados evidenciaram que o conhecimento e aplicações dos recursos utilizados com o Tablet Educacional apontam para os aspectos relevantes do processo ensino-aprendizagem nas aulas, e que o trabalho com os recursos oferecidos no Tablet Educacional são considerados vantajosos e de maneira positiva os professores e alunos estão se mantendo inseridos em todo o processo educativo, embora a utilização por parte dos alunos e professores seja confrontada em alguns pontos abordados nesta pesquisa, como também entre as respostas de professores e alunos que almejam melhorias nos recursos secundários e que ao mesmo tempo são indispensáveis para o pleno desempenho nas atividades com o recurso digital, pois tais recursos necessitam de determinadas funções para o desenvolvimento das atividades. Conclui-se assim que, os Tablets Educacionais estão empregados no contexto escolar, beneficiando e proporcionando subsídios para prática de atividades e que auxiliam nas estratégias metodológicas em todo processo de ensino, em contrapartida requerem para o seu uso uma atenção maior, voltada para o funcionamento dos instrumentos de trabalho como é o caso da Internet que não mantém condições de aprimorar e democratizar as ações que se planejam executar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TABLET EDUCACIONAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_55_32_idinscrito_33251_b36f6180339294e0d72a6a2e7f3d62c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CANDIDA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JUSSARA OLIVEIRA" "autor_email" => "saraoliveira87@oi.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }