INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (DISLEXIA, AUTISMO E HIPERATIVIDADE) NO CONTEXTO DA ESCOLA PRIVADA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7392 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 1906 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (DISLEXIA, AUTISMO E HIPERATIVIDADE) NO CONTEXTO DA ESCOLA PRIVADA" "resumo" => "Entendendo a Educação como um direito de todo o ser humano, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais e culturais, e como uma base para uma sociedade mais justa, tem-se levantado ao longo dos últimos anos diversas questões a respeito da Educação Inclusiva, que por sua vez caracteriza-se como uma importante ferramenta em uma sociedade dita como igualitária e democrática. Entende-se por Educação Inclusiva aquela que trata todos os alunos de forma igualitária, não admitindo a pedagogia da exclusão e da negação, mas oferecendo oportunidade educacional adequada e desafiadora a todos os educandos, propondo assim ao aluno portador de necessidade especial um aprendizado não apenas escolar, mas também sobre a vida em sociedade. A Educação Inclusiva está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) para ser executada em todas as redes de ensino nacional. Este artigo reporta-se a uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi descrever como a Educação Inclusiva acontece no contexto da escola privada em Campina Grande (PB). Observando como a escola privada se preocupa com a inclusão de alunos que possuem dislexia, autismo ou hiperatividade, tendo em vista não apenas a aquisição de conhecimento escolar, mas também das habilidades sociais dos educandos. Procurando entender como acontece o acolhimento desses alunos, a relação destes com o professor, o suporte oferecido pela escola e as metodologias utilizadas pelos professores, assim como a relação do aluno portador das necessidades especiais citadas e os demais alunos em sala de aula. Foram aplicados questionários aos professores, assim como uma entrevista com a psicopedagoga e com a diretora da escola. Os dados mostraram que os alunos portadores das necessidades citadas são acolhidos pela escola privada, e dela recebem suporte, além disso, os professores recebem preparação para lidar com tais alunos e adequam as suas metodologias afim de que os alunos desenvolvam as suas habilidades escolares e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLA PRIVADA, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_23_21_14_idinscrito_1906_d76b173539f3d19110bbbaeddd052ba3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELYONARA FERREIRA BORGES" "autor_nome_curto" => "ELYONARA" "autor_email" => "elyonara-borges@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7392 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1388 "inscrito_id" => 1906 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (DISLEXIA, AUTISMO E HIPERATIVIDADE) NO CONTEXTO DA ESCOLA PRIVADA" "resumo" => "Entendendo a Educação como um direito de todo o ser humano, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais e culturais, e como uma base para uma sociedade mais justa, tem-se levantado ao longo dos últimos anos diversas questões a respeito da Educação Inclusiva, que por sua vez caracteriza-se como uma importante ferramenta em uma sociedade dita como igualitária e democrática. Entende-se por Educação Inclusiva aquela que trata todos os alunos de forma igualitária, não admitindo a pedagogia da exclusão e da negação, mas oferecendo oportunidade educacional adequada e desafiadora a todos os educandos, propondo assim ao aluno portador de necessidade especial um aprendizado não apenas escolar, mas também sobre a vida em sociedade. A Educação Inclusiva está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) para ser executada em todas as redes de ensino nacional. Este artigo reporta-se a uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi descrever como a Educação Inclusiva acontece no contexto da escola privada em Campina Grande (PB). Observando como a escola privada se preocupa com a inclusão de alunos que possuem dislexia, autismo ou hiperatividade, tendo em vista não apenas a aquisição de conhecimento escolar, mas também das habilidades sociais dos educandos. Procurando entender como acontece o acolhimento desses alunos, a relação destes com o professor, o suporte oferecido pela escola e as metodologias utilizadas pelos professores, assim como a relação do aluno portador das necessidades especiais citadas e os demais alunos em sala de aula. Foram aplicados questionários aos professores, assim como uma entrevista com a psicopedagoga e com a diretora da escola. Os dados mostraram que os alunos portadores das necessidades citadas são acolhidos pela escola privada, e dela recebem suporte, além disso, os professores recebem preparação para lidar com tais alunos e adequam as suas metodologias afim de que os alunos desenvolvam as suas habilidades escolares e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLA PRIVADA, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_23_21_14_idinscrito_1906_d76b173539f3d19110bbbaeddd052ba3.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELYONARA FERREIRA BORGES" "autor_nome_curto" => "ELYONARA" "autor_email" => "elyonara-borges@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }