INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7395 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 879 "inscrito_id" => 32425 "titulo" => "INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A tecnologia chegou no contexto escolar provocando consideráveis mudanças e lacunas na formação e atualização dos professores, pelo fato de haver a necessidade de introduzir instrumentos tecnológicos nesse ambiente. Desse modo, a capacitação dos docentes tornou-se indispensável no processo de ensino/aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar os déficits existentes na formação do professor com o manuseio de instrumentos tecnológicos, a exemplo, tablets e netbooks. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise de acordo com os problemas encontrados em uma escola de rede pública estadual, situada na cidade de Belém de Brejo do Cruz- PB, na turma de primeiro ano médio regular, sob relatos de uma professora atuante. A presente pesquisa consolida-se como sendo de campo e bibliográfica, de campo por fazer uma análise do discurso da docente, e bibliográfica por fazer uso das bases teóricas dos autores Moran (2000), Kenski (1997. 2008), e Costoldi (2009). E como resultados esse estudo buscará expor de forma objetiva a importância de capacitar o professor frente as novas tecnologias inseridas no contexto escolar. Observou-se que mesmo com a chegada de novas tecnologias pairam questões e problemas relacionados à falta de capacitação para o uso correto dessas novas tecnologias. A exemplo do computador e salas de informática presentes no âmbito escolar e que por falta de treinamento aos profissionais que vão utiliza-lo acabam por se tornar uma forma de os alunos utilizar como entretenimento.Entretanto, essa falta de treinamento não pode ser ligada tão somente a estes profissionais e sim a falta de políticas públicas direcionadas a formação do professor, que por falta de tempo devido a extensa carga horária de trabalho não utiliza os mecanismos tecnológicos de forma correta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PESQUISA, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_09_21_idinscrito_32425_d2d48762bd846623cc3d4e15d5f36b59.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALEM KANYK FERNANDES GOMES" "autor_nome_curto" => "KALEM KANYK" "autor_email" => "kallemkannyk_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7395 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 879 "inscrito_id" => 32425 "titulo" => "INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOS DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A tecnologia chegou no contexto escolar provocando consideráveis mudanças e lacunas na formação e atualização dos professores, pelo fato de haver a necessidade de introduzir instrumentos tecnológicos nesse ambiente. Desse modo, a capacitação dos docentes tornou-se indispensável no processo de ensino/aprendizagem. Assim, este artigo busca analisar os déficits existentes na formação do professor com o manuseio de instrumentos tecnológicos, a exemplo, tablets e netbooks. Diante dessa perspectiva, é possível fazer uma análise de acordo com os problemas encontrados em uma escola de rede pública estadual, situada na cidade de Belém de Brejo do Cruz- PB, na turma de primeiro ano médio regular, sob relatos de uma professora atuante. A presente pesquisa consolida-se como sendo de campo e bibliográfica, de campo por fazer uma análise do discurso da docente, e bibliográfica por fazer uso das bases teóricas dos autores Moran (2000), Kenski (1997. 2008), e Costoldi (2009). E como resultados esse estudo buscará expor de forma objetiva a importância de capacitar o professor frente as novas tecnologias inseridas no contexto escolar. Observou-se que mesmo com a chegada de novas tecnologias pairam questões e problemas relacionados à falta de capacitação para o uso correto dessas novas tecnologias. A exemplo do computador e salas de informática presentes no âmbito escolar e que por falta de treinamento aos profissionais que vão utiliza-lo acabam por se tornar uma forma de os alunos utilizar como entretenimento.Entretanto, essa falta de treinamento não pode ser ligada tão somente a estes profissionais e sim a falta de políticas públicas direcionadas a formação do professor, que por falta de tempo devido a extensa carga horária de trabalho não utiliza os mecanismos tecnológicos de forma correta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PESQUISA, INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS, FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_09_21_idinscrito_32425_d2d48762bd846623cc3d4e15d5f36b59.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALEM KANYK FERNANDES GOMES" "autor_nome_curto" => "KALEM KANYK" "autor_email" => "kallemkannyk_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }