O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA REFLEX?O SOBRE A FORMA??O DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA A PARTIR DA EXPERI?NCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID). NESSE INTUITO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAR?TER EXPLORAT?RIO QUE ENVOLVEU PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COMO FUNDAMENTO DA AN?LISE DAS CONTRIBUI??ES FORMATIVAS PRESENTES NA EXPERI?NCIA PROPICIADA PELAS ATIVIDADES QUE COMP?EM O REFERIDO PROGRAMA PARA ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS I UFPB, ENTRE OUTUBRO DE 2020 A MAIO DE 2021. COMO REFERENCIAIS TE?RICOS FORAM UTILIZADOS, PRINCIPALMENTE, TARDIF (2002), FREIRE (1987) E FERREIRA (2008) COM ABORDAGENS SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES; SAVIANI E GALV?O (20021) FORAM O APORTE PARA REFLETIRMOS CRITICAMENTE A RESPEITO DO ENSINO REMOTO EM VIG?NCIA NA ATUALIDADE. E, PERCEBE-SE QUE EMBORA MARCADA PELAS DIFICULDADES INERENTES AO MODO REMOTO DE EDUCA??O, AS INTERA??ES E ATIVIDADES OCORRIDAS NO AMBIENTE VIRTUAL PROPICIARAM AOS PIBIDIANOS IMPORTANTES AQUISI??ES TE?RICO-PR?TICAS. O QUE INCITA A NECESSIDADE DE RECORRER A REFLEX?ES ACERCA DA OPORTUNIDADE VIVENCIADA BUSCANDO COMPREENDER QUE LUGAR OCUPA NA FORMA??O INICIAL DOS DOCENTES, TENDO EM VISTA A ESCASSEZ DE EXPERI?NCIAS PR?TICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA, AO MESMO TEMPO QUE, VISLUMBRA-SE COMO PODE AFETAR O COMPORTAMENTO DO FUTURO PROFISSIONAL EM EDUCA??O, FRENTE ? PR?PRIA FORMA??O QUE DEVE SER CONTINUADA.