O PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA O CAMPO DA LITERATURA INFANTIL, ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE AO PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS PELO CORPO EXPRESSIVO DOS SUJEITOS LEITORES, ABORDANDO CONCEITOS COMO CORPO EXPRESSIVO, ATITUDE ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA QUE SURGEM, TAMBÉM, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO LITERÁRIO. DESSA FORMA, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS LEITURAS LITERÁRIAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA COMO FORMA DE POSSIBILITAR A CONSTANTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS HORIZONTES QUE COMPÕEM OS CORPOS EXPRESSIVOS. PARA DAR CONTA DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVA, EM LIVROS E ARTIGOS ENCONTRADOS NA INTERNET PARA COMPOR O TEXTO. POR FIM, O ESTUDO DEMONSTRA QUE O TEXTO LITERÁRIO PERMITE O CORPO INTERROGAR-SE, VIVER SITUAÇÕES, ADENTRAR EM MUNDO POSSÍVEIS MEDIANTE A PALAVRA E IMAGEM POÉTICA, RECORDANDO E AMPLIANDO SEUS HORIZONTES EXPERIENCIAIS.