A INCLUS?O DO ALUNO COM DEFICI?NCIA NA REDE REGULAR DE ENSINO TEM SIDO DISCUTIDA DE POR PESQUISADORES E ESPECIALISTAS QUE ACREDITAM NA CAPACIDADE DE APRENDER DESSES ALUNOS E COM UMA EDUCA??O DE QUALIDADE PARA TODOS. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA TEM OBJETIVO INVESTIGAR A INCLUS?O DO ALUNO COM DEFICI?NCIA NA REDE REGULAR P?BLICA DE ENSINO DA CIDADE DE BALSAS-MA A PARTIR DE UM ESTUDO COMPARATIVO DESENVOLVIDO EM DUAS ESCOLAS P?BLICAS. OS SUJEITOS DESTA PESQUISA S?O DUAS PROFESSORAS, UMA DA REDE ESTADUAL E OUTRA DA REDE MUNICIPAL, QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS. A METODOLOGIA ABORDADA PARTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, DESCRITIVA E QUALITATIVA FAZENDO USO AINDA DE AUTORES COMO BRASIL (2001, 2007,2009), MANTOAN (2003), MAZZOTA (2015), MARCONI E LAKATOS (2003) DENTRE OUTROS. COMPREENDER A RELA??O ENTRE TEORIA E PR?TICA APONTA QUE H? MUITO A SE FAZER NO QUE SE REFERE ? INCLUS?O DESSES ALUNOS NO ENSINO REGULAR, UMA VEZ QUE A PARTIR DO ESTUDO AQUI REALIZADO FOI POSS?VEL CONSTATAR UMA CAR?NCIA SIGNIFICATIVA NO QUE TANGE AOS RECURSOS PEDAG?GICOS CONSIDERADOS INDISPENS?VEIS NA MEDIA??O DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO DEFICIENTE. POR FIM, CONCLUIU-SE QUE AMBAS AS REALIDADES S?O SEMELHANTES NO QUE SE REFERE ? INCLUS?O DO ALUNO COM DEFICI?NCIA NO ENSINO REGULAR E QUE OS DOCENTES ENFRENTAM AS MESMAS DIFICULDADES, SENTEM AS MESMAS NECESSIDADES E VER A EDUCA??O INCLUSIVA AINDA DE FORMA FR?GIL, QUE PRECISA DE REFOR?OS DO PODER P?BLICO PARA SE GARANTIR UMA EDUCA??O DE QUALIDADE E UM ENSINO VERDADEIRAMENTE INCLUSIVO.