O PRESENTE ARTIGO TRATA DA SUPERAÇÃO DOS INÚMEROS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS QUAIS, RECEBEM A CADA ANO LETIVO, DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO E CINCO ANOS QUE DEVEM ESTAR MATRICULADAS NAS ESCOLAS RECEBENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE CONTEXTO EDUCACIONAL, AS CRIANÇAS SÃO PROVENIENTES DE DIFERENTES MEIOS SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICOS, ECONÔMICOS, RELIGIOSOS, DE GÊNEROS, ALTAS HABILIDADES, SÍNDROMES, INDISCIPLINA, DEFICIÊNCIAS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGENS E DESMOTIVAÇÃO. O QUE TORNA UM DESFIO PARA O DOCENTE POIS, PRECISA TER SIMULTANEAMENTE UM OLHAR PLURAL E SIMULTANEAMENTE, INDIVIDUAL PARA ACOLHER AS DIFERENÇAS, VALORIZAR, RESPEITAR, E PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS; GARANTIR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E INTEGRAL COMO DETERMINA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO O PROFESSOR PODE SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? PARTINDO DESTA PERGUNTA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O PROFESSOR SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS MEDIANTE AS DIFERENÇAS. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS E QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS EXISTENTES. DESTE MODO, CONCLUI-SE QUE EXISTEM DIVERSAS PRÁTICAS E AÇÕES QUE CONTEMPLAM AS DIFERENÇAS. PORÉM, A RELEVÂNCIA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ESTÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE TRABALHO, UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REFLETIR, DISCUTIR, PLANEJAR, TROCAR EXPERIÊNCIAS, APRIMORAR E BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS.