Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA SUPERAR OS DESAFIOS NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, DIFERENÇAS, DESAFIOS, FORMAÇÃO, SUPERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82455
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 2333
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA SUPERAR OS DESAFIOS NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA SUPERAÇÃO DOS INÚMEROS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS QUAIS, RECEBEM A CADA ANO LETIVO, DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO E CINCO ANOS QUE DEVEM ESTAR MATRICULADAS NAS ESCOLAS RECEBENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE CONTEXTO EDUCACIONAL, AS CRIANÇAS SÃO PROVENIENTES DE DIFERENTES MEIOS SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICOS, ECONÔMICOS, RELIGIOSOS, DE GÊNEROS, ALTAS HABILIDADES, SÍNDROMES, INDISCIPLINA, DEFICIÊNCIAS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGENS E DESMOTIVAÇÃO. O QUE TORNA UM DESFIO PARA O DOCENTE POIS, PRECISA TER SIMULTANEAMENTE UM OLHAR PLURAL E SIMULTANEAMENTE, INDIVIDUAL PARA ACOLHER AS DIFERENÇAS, VALORIZAR, RESPEITAR, E PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS; GARANTIR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E INTEGRAL COMO DETERMINA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO O PROFESSOR PODE SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? PARTINDO DESTA PERGUNTA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O PROFESSOR SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS MEDIANTE AS DIFERENÇAS. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS E QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS EXISTENTES. DESTE MODO, CONCLUI-SE QUE EXISTEM DIVERSAS PRÁTICAS E AÇÕES QUE CONTEMPLAM AS DIFERENÇAS. PORÉM, A RELEVÂNCIA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ESTÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE TRABALHO, UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REFLETIR, DISCUTIR, PLANEJAR, TROCAR EXPERIÊNCIAS, APRIMORAR E BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DIFERENÇAS, DESAFIOS, FORMAÇÃO, SUPERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA_ID6538_20072021095017.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO"
    "autor_email" => "eliane-cogo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNCIÓN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82455
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1278
    "inscrito_id" => 2333
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA SUPERAR OS DESAFIOS NO CONTEXTO DAS DIFERENÇAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRATA DA SUPERAÇÃO DOS INÚMEROS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS QUAIS, RECEBEM A CADA ANO LETIVO, DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO E CINCO ANOS QUE DEVEM ESTAR MATRICULADAS NAS ESCOLAS RECEBENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE CONTEXTO EDUCACIONAL, AS CRIANÇAS SÃO PROVENIENTES DE DIFERENTES MEIOS SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICOS, ECONÔMICOS, RELIGIOSOS, DE GÊNEROS, ALTAS HABILIDADES, SÍNDROMES, INDISCIPLINA, DEFICIÊNCIAS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGENS E DESMOTIVAÇÃO. O QUE TORNA UM DESFIO PARA O DOCENTE POIS, PRECISA TER SIMULTANEAMENTE UM OLHAR PLURAL E SIMULTANEAMENTE, INDIVIDUAL PARA ACOLHER AS DIFERENÇAS, VALORIZAR, RESPEITAR, E PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS; GARANTIR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E INTEGRAL COMO DETERMINA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO O PROFESSOR PODE SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? PARTINDO DESTA PERGUNTA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O PROFESSOR SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS MEDIANTE AS DIFERENÇAS. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS E QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS EXISTENTES. DESTE MODO, CONCLUI-SE QUE EXISTEM DIVERSAS PRÁTICAS E AÇÕES QUE CONTEMPLAM AS DIFERENÇAS. PORÉM, A RELEVÂNCIA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ESTÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE TRABALHO, UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REFLETIR, DISCUTIR, PLANEJAR, TROCAR EXPERIÊNCIAS, APRIMORAR E BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DIFERENÇAS, DESAFIOS, FORMAÇÃO, SUPERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA_ID6538_20072021095017.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELIANE CÔGO MACHADO"
    "autor_email" => "eliane-cogo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNCIÓN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRATA DA SUPERAÇÃO DOS INÚMEROS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS QUAIS, RECEBEM A CADA ANO LETIVO, DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE QUATRO E CINCO ANOS QUE DEVEM ESTAR MATRICULADAS NAS ESCOLAS RECEBENDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NESSE CONTEXTO EDUCACIONAL, AS CRIANÇAS SÃO PROVENIENTES DE DIFERENTES MEIOS SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICOS, ECONÔMICOS, RELIGIOSOS, DE GÊNEROS, ALTAS HABILIDADES, SÍNDROMES, INDISCIPLINA, DEFICIÊNCIAS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGENS E DESMOTIVAÇÃO. O QUE TORNA UM DESFIO PARA O DOCENTE POIS, PRECISA TER SIMULTANEAMENTE UM OLHAR PLURAL E SIMULTANEAMENTE, INDIVIDUAL PARA ACOLHER AS DIFERENÇAS, VALORIZAR, RESPEITAR, E PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS; GARANTIR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E INTEGRAL COMO DETERMINA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO O PROFESSOR PODE SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS AO TRABALHAR COM OS DIFERENTES GRUPOS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? PARTINDO DESTA PERGUNTA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O PROFESSOR SUPERAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS MEDIANTE AS DIFERENÇAS. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM FONTES SEGURAS E QUE EXIGE DO PESQUISADOR UM OLHAR CRÍTICO E COMPREENSIVO DIANTE DOS POUCOS ESCRITOS EXISTENTES. DESTE MODO, CONCLUI-SE QUE EXISTEM DIVERSAS PRÁTICAS E AÇÕES QUE CONTEMPLAM AS DIFERENÇAS. PORÉM, A RELEVÂNCIA PARA A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ESTÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DE TRABALHO, UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REFLETIR, DISCUTIR, PLANEJAR, TROCAR EXPERIÊNCIAS, APRIMORAR E BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.