Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, MAQUETE, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7916
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1095
    "inscrito_id" => 1475
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "A compreensão das diversas dificuldades do cotidiano da escola são um desafio na formação do professor, o cotidiano da profissão docente exige a capacidade de lidar com múltiplas situações inesperadas e com as individualidades e realidades de cada aluno, o ensino inclusivo aparece então como uma questão fundamental para promover uma pedagogia que leve em consideração as diferenças e necessidades especiais em sala de aula. O presente artigo é um relato da experiência didática realizada através de uma aula simulada na disciplina de Oficina III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, visando contribuir com a formação de futuros professores. Nesta experiência buscamos utilizar a maquete como recurso didático facilitador no ensino de geografia no contexto de uma escola inclusiva, construindo uma situação de ensinoaprendizagem em que os próprios alunos da disciplina representaram o contexto de uma sala de aula com um deficiente visual, para tanto um dos alunos foi vendado permitindo problematizar o ensino em uma turma que exigisse adaptação especial do conteúdo. A maquete foi utilizada buscando potencializar o ensino para a turma como um todo, possibilitando a compreensão do conteúdo exposto através do tato para o aluno vendado e servindo como um auxílio visual para os demais alunos. Com o presente trabalho esperamos demonstrar como a utilização desse recurso didático pode servir como facilitador no ensino de geografia, possibilitando um meio de aprendizagem que contemple particularidades e potenciais, evidenciando a importância da discussão do ensino inclusivo no cotidiano da sala de aula da escola e na formação de profissionais docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MAQUETE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_08_38_idinscrito_1475_ca60db3b01822f8e3297c7d169c87d12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO MESQUITA"
    "autor_email" => "heliomesquita.geo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7916
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1095
    "inscrito_id" => 1475
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "A compreensão das diversas dificuldades do cotidiano da escola são um desafio na formação do professor, o cotidiano da profissão docente exige a capacidade de lidar com múltiplas situações inesperadas e com as individualidades e realidades de cada aluno, o ensino inclusivo aparece então como uma questão fundamental para promover uma pedagogia que leve em consideração as diferenças e necessidades especiais em sala de aula. O presente artigo é um relato da experiência didática realizada através de uma aula simulada na disciplina de Oficina III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, visando contribuir com a formação de futuros professores. Nesta experiência buscamos utilizar a maquete como recurso didático facilitador no ensino de geografia no contexto de uma escola inclusiva, construindo uma situação de ensinoaprendizagem em que os próprios alunos da disciplina representaram o contexto de uma sala de aula com um deficiente visual, para tanto um dos alunos foi vendado permitindo problematizar o ensino em uma turma que exigisse adaptação especial do conteúdo. A maquete foi utilizada buscando potencializar o ensino para a turma como um todo, possibilitando a compreensão do conteúdo exposto através do tato para o aluno vendado e servindo como um auxílio visual para os demais alunos. Com o presente trabalho esperamos demonstrar como a utilização desse recurso didático pode servir como facilitador no ensino de geografia, possibilitando um meio de aprendizagem que contemple particularidades e potenciais, evidenciando a importância da discussão do ensino inclusivo no cotidiano da sala de aula da escola e na formação de profissionais docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MAQUETE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_08_38_idinscrito_1475_ca60db3b01822f8e3297c7d169c87d12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO DE MESQUITA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO MESQUITA"
    "autor_email" => "heliomesquita.geo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A compreensão das diversas dificuldades do cotidiano da escola são um desafio na formação do professor, o cotidiano da profissão docente exige a capacidade de lidar com múltiplas situações inesperadas e com as individualidades e realidades de cada aluno, o ensino inclusivo aparece então como uma questão fundamental para promover uma pedagogia que leve em consideração as diferenças e necessidades especiais em sala de aula. O presente artigo é um relato da experiência didática realizada através de uma aula simulada na disciplina de Oficina III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, visando contribuir com a formação de futuros professores. Nesta experiência buscamos utilizar a maquete como recurso didático facilitador no ensino de geografia no contexto de uma escola inclusiva, construindo uma situação de ensinoaprendizagem em que os próprios alunos da disciplina representaram o contexto de uma sala de aula com um deficiente visual, para tanto um dos alunos foi vendado permitindo problematizar o ensino em uma turma que exigisse adaptação especial do conteúdo. A maquete foi utilizada buscando potencializar o ensino para a turma como um todo, possibilitando a compreensão do conteúdo exposto através do tato para o aluno vendado e servindo como um auxílio visual para os demais alunos. Com o presente trabalho esperamos demonstrar como a utilização desse recurso didático pode servir como facilitador no ensino de geografia, possibilitando um meio de aprendizagem que contemple particularidades e potenciais, evidenciando a importância da discussão do ensino inclusivo no cotidiano da sala de aula da escola e na formação de profissionais docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.