RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7916 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 1475 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA." "resumo" => "A compreensão das diversas dificuldades do cotidiano da escola são um desafio na formação do professor, o cotidiano da profissão docente exige a capacidade de lidar com múltiplas situações inesperadas e com as individualidades e realidades de cada aluno, o ensino inclusivo aparece então como uma questão fundamental para promover uma pedagogia que leve em consideração as diferenças e necessidades especiais em sala de aula. O presente artigo é um relato da experiência didática realizada através de uma aula simulada na disciplina de Oficina III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, visando contribuir com a formação de futuros professores. Nesta experiência buscamos utilizar a maquete como recurso didático facilitador no ensino de geografia no contexto de uma escola inclusiva, construindo uma situação de ensinoaprendizagem em que os próprios alunos da disciplina representaram o contexto de uma sala de aula com um deficiente visual, para tanto um dos alunos foi vendado permitindo problematizar o ensino em uma turma que exigisse adaptação especial do conteúdo. A maquete foi utilizada buscando potencializar o ensino para a turma como um todo, possibilitando a compreensão do conteúdo exposto através do tato para o aluno vendado e servindo como um auxílio visual para os demais alunos. Com o presente trabalho esperamos demonstrar como a utilização desse recurso didático pode servir como facilitador no ensino de geografia, possibilitando um meio de aprendizagem que contemple particularidades e potenciais, evidenciando a importância da discussão do ensino inclusivo no cotidiano da sala de aula da escola e na formação de profissionais docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MAQUETE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_08_38_idinscrito_1475_ca60db3b01822f8e3297c7d169c87d12.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO DE MESQUITA FILHO" "autor_nome_curto" => "HÉLIO MESQUITA" "autor_email" => "heliomesquita.geo@gmail.c" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7916 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1095 "inscrito_id" => 1475 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MAQUETE COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA." "resumo" => "A compreensão das diversas dificuldades do cotidiano da escola são um desafio na formação do professor, o cotidiano da profissão docente exige a capacidade de lidar com múltiplas situações inesperadas e com as individualidades e realidades de cada aluno, o ensino inclusivo aparece então como uma questão fundamental para promover uma pedagogia que leve em consideração as diferenças e necessidades especiais em sala de aula. O presente artigo é um relato da experiência didática realizada através de uma aula simulada na disciplina de Oficina III do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, visando contribuir com a formação de futuros professores. Nesta experiência buscamos utilizar a maquete como recurso didático facilitador no ensino de geografia no contexto de uma escola inclusiva, construindo uma situação de ensinoaprendizagem em que os próprios alunos da disciplina representaram o contexto de uma sala de aula com um deficiente visual, para tanto um dos alunos foi vendado permitindo problematizar o ensino em uma turma que exigisse adaptação especial do conteúdo. A maquete foi utilizada buscando potencializar o ensino para a turma como um todo, possibilitando a compreensão do conteúdo exposto através do tato para o aluno vendado e servindo como um auxílio visual para os demais alunos. Com o presente trabalho esperamos demonstrar como a utilização desse recurso didático pode servir como facilitador no ensino de geografia, possibilitando um meio de aprendizagem que contemple particularidades e potenciais, evidenciando a importância da discussão do ensino inclusivo no cotidiano da sala de aula da escola e na formação de profissionais docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, MAQUETE, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_08_38_idinscrito_1475_ca60db3b01822f8e3297c7d169c87d12.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO DE MESQUITA FILHO" "autor_nome_curto" => "HÉLIO MESQUITA" "autor_email" => "heliomesquita.geo@gmail.c" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }