Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 163
REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA ETNOGRÁFICA EM FORMAÇÃO DOCENTE: PARA QUEM E POR QUE PESQUISAMOS?

Palavra-chaves: CIRCULARIDADE DE SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE, ETNOGRAFIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

As relações éticas vividas no itinerário de uma investigação, através de uma abordagem etnográfica (BORGES, 2011) compõem o objeto de estudo deste artigo. Objetivamos investigar como ocorre a circularidade de saberes entre a escola e a universidade através dos processos de formação de professoras que atuam na educação básica. A pesquisa utiliza-se de observação participante, entrevistas semiestruturadas e a descrição densa. Os pressupostos que conduziram essa investigação estão pautados nas concepções de Morin, Leitão, Fontoura e Lüdke. Como parte dos resultados, evidenciamos dados através de problematizações acerca da circularidade de saberes que ocorre entre a escola e a universidade, refletindo sobre as relações éticas vividas no cotidiano da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.