DROGAS E FORMAS DE ATIVIDADES DIDÁTICAS E DINÂMICAS DE ENSINO
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A escola, ao lado da família, é um dos ambientes mais propícios para que a prevenção ao uso indevido de drogas ocorra e, para isso, os professores devem assumir com competência o compromisso político e social perante o problema para combatê-la. As atividades didáticas juntamente com as dinâmicas, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental, estão sendo cada vez mais valorizadas tendo em vista o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), a experiência com drogas lícitas ou ilícitas é cada vez mais precoce entre os estudantes. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico sobre quais as principais e mais efetivas pesquisas desenvolvidadas e palicadas em escolas públicas com foco em combate ao uso de drogas. Metodologia: Trata de uma revisão bibliográfica com base em arquivos científicos acessados em levantamento na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os seguintes descritores: Drogas, Escola e Prevenção. Foram aplicados os seguintes critérios de inclusão: publicação no período de 2010-2014, contemplar como sujeitos da pesquisa a população do ensino fundamental e/ou médio e estar coerente com o tema do presente estudo. Resultados e discussão: Foram identificados 102 artigos, teses e monografias, restando no total de 19 publicações, as quais estavam dentro dos critérios estabelecidos para análise. Observou-se que, apesar da escassez de publicações referentes às formas de abordagens didáticas e dinâmicas sobre drogas, os artigos foram satisfatórios quanto à relevância do conteúdo. Houve publicações nas seguintes regiões: 40% na Argentina (Buenos Aires), 40% no Brasil (Santa Catarina e São Paulo) e 20% no México (Chiapas). 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