CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO EDUCANDO DO CAMPO À LUZ DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
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Objetiva averiguar como os movimentos sociais influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e analisar quais as contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para a educação do campo. Enfatizar a necessidade de tornar o sujeito do campo autônomo, podendo escolher e transformar o lugar onde vive, e exibir o meio rural como espaço de possibilidades e construção de novos saberes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que pretende fazer uma retrospectiva teórica desde a “educação rural” até a atualidade, mostrando seus avanços, recuos e perspectivas e o que, de fato, interfere para a valorização ou não da construção da identidade do aluno do campo, sempre à luz dos movimentos sociais, procurando melhorar a prática educativa atual, acima de tudo, encorajar o professor a trabalhar com a realidade do alunado, adequando, por exemplo, o calendário escolar ao calendário agrícola, e viabilizando outras técnicas para tal fim. 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