Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

RELATO DE EXPERIÊNCIA: HUMANIZAÇÃO DAS EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE. TRÊS LAGOAS-MS. 2017 A 2019.

Palavra-chaves: HUMANIZAÇÃO, ATENDIMENTO QUALIFICADO, ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE, , Resumo ET 03 - Eixo Gestão
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE ALTERA O MODO COMO PACIENTES E PROFISSIONAIS INTERAGEM ENTRE SI ALÉM DA MUDANÇA NA GESTÃO. A HUMANIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DESTACA-SE COMO UM TEMA ESSENCIAL PARA O APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DO RELACIONAMENTO HUMANO DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO DAS UNIDADES DE SAÚDE. SERÁ DESCRITO A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA HUMANIZAÇÃO COM AS EQUIPES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI FORNECER UM ATENDIMENTO MAIS QUALIFICADO A POPULAÇÃO, COM A PROPOSTA DE UNIR COMPORTAMENTO ÉTICO, CONHECIMENTO TÉCNICO E O ENTENDIMENTO NECESSÁRIO DO HISTÓRICO DO PACIENTE. DESENVOLVIMENTO: CONSIDERANDO AS RECLAMAÇÕES VIA OUVIDORIA, AUDITORIA E MÍDIA LOCAL DA POPULAÇÃO QUANTO AO ATENDIMENTO RECEBIDO NAS UNIDADES DE SAÚDE E AS INSATISFAÇÕES, ERA PERCEPTÍVEL A NECESSIDADE DE INVESTIR NESTE TEMA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DAS EQUIPES DE SAÚDE. A ESTRATÉGIA UTILIZADA FOI DESIGNAR UMA TÉCNICA DA SECRETARIA DE SAÚDE, COMO RESPONSÁVEL POR ESTA ATIVIDADE. FOI CONSTRUÍDO UM PLANO DE AÇÃO ENTRE AS QUAIS CONSTAVA, REUNIÕES DE: GRUPOS DE TRABALHADORES DA MESMA UNIDADE, MOMENTOS MESCLANDO VÁRIAS UNIDADES, DA MESMA CATEGORIA PROFISSIONAL, VÁRIAS CATEGORIAS, TODA A EQUIPE DA UNIDADE, EQUIPES DE VÁRIAS UNIDADES ENTRE OUTROS. A TÉCNICA PROMOVEU ENCONTROS DENTRO E FORA DA UNIDADE DE SAÚDE. FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS MOTIVACIONAIS, ESTUDO DE CASO, RELATO DE EXPERIÊNCIAS, DINÂMICAS DE GRUPO, ETC. ALÉM DISSO HAVIA ESCUTA QUALIFICADA PARA REFLEXÃO E INTERVENÇÃO NA RESPECTIVA UNIDADE, OUVINDO OS DOIS LADOS O TRABALHADOR E O USUÁRIO DO SERVIÇO. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ENTRE 2017 E 2019, NO ANO DE 2020 FOI SUSPENSO POR CONTA DA PANDEMIA. INTERVENÇÃO: HUMANIZAÇÃO NOS SEGMENTOS DE SAÚDE PRECISA SER PRIORIZADO, UMA VEZ QUE SE TRATA DE SERVIÇO OFERECIDO A PESSOAS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE. AFINAL ATENDER COM OLHO NO OLHO, SORRISO, CORDIALIDADE E PREOCUPAÇÃO EM ENTENDER O INDIVÍDUO NA INTEGRALIDADE É IMPORTANTE PARA UM ATENDIMENTO POSITIVO. PARA O SUCESSO DO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE, A COMUNICAÇÃO É UMA DAS FERRAMENTAS MAIS IMPORTANTES, VISTO QUE MUITAS DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS USUÁRIOS DO SUS E TRABALHADORES PODEM SER EVITADAS QUANDO HÁ ESCUTA COM ATENÇÃO, ACOLHIMENTO E CONSIDERAÇÃO SOBRE AS QUEIXAS DO USUÁRIO E SUAS NECESSIDADES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: PESQUISAS APONTAM QUE TRABALHAR EM UM AMBIENTE HUMANIZADO FOMENTA RELAÇÕES DE CONFIANÇA E GERA MAIOR SATISFAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DA UNIDADE DE SAÚDE. O ATENDIMENTO HUMANIZADO TEM UMA RELAÇÃO INTRÍNSECA COM A MOTIVAÇÃO DA EQUIPE E, COMO CONSEQUÊNCIA, IMPACTA NA PRODUTIVIDADE DO SERVIÇO. NOS SERVIÇOS DE SAÚDE, A HUMANIZAÇÃO É UMA TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL PORQUE O ENFOQUE ESSENCIALMENTE TÉCNICO TENDE A DESCONSIDERAR UMA VISÃO INTEGRAL DO SER HUMANO. O TRABALHO DESENVOLVIDO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA SOBRE AS QUEIXAS DOS USUÁRIOS.

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