Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

PROTAGONISMO JUVENIL: A ENFERMAGEM ESTIMULANDO O POSICIONAMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA DENTRO DA SOCIEDADE

Palavra-chaves: PROTAGONISMO JUVENIL, POSICIONAMENTO, SOCIEDADE, ESTIMULAÇÃO, Resumo ET 01 - Eixo ensino
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79101
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL: A ENFERMAGEM ESTIMULANDO O POSICIONAMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA DENTRO DA SOCIEDADE"
    "resumo" => "O PROTAGONISMO JUVENIL É UM MÉTODO QUE INCITA E ESTIMULA O JOVEM A SER DEMOCRÁTICO EM DECISÕES RECORRENTES DE SUA VIDA EM SOCIEDADE, ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE E/OU DA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE JOVENS E ADULTOS. PARA AJUDAR NESTE PROCESSO, É NECESSÁRIO QUE O ENFERMEIRO REALIZE ATIVIDADES QUE O ESTIMULE, PRINCIPALMENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, POIS ESTA CONTRIBUI PARA A AUTO-ESTIMA DO ADOLESCENTE E DO JOVEM, A SUA ASSERTIVIDADE E A FORMULAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA. ESSES APRENDIZADOS CONSTITUEM-SE EM ELEMENTOS-CHAVE DE QUALQUER ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, BEM COMO AO ABUSO DE DROGAS E NA PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, NESSA FAIXA ETÁRIA. EM CONSONÂNCIA COM A DIRETRIZES NACIONAIS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS NA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O EMPREGO DO PROTAGONISMO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA SOCIALMENTE SÃ E, LEVA-OS A SE TORNAREM PARTICIPANTES IMPORTANTES DAS AÇÕES QUE BUSCAM PROMOVER A CIDADANIA, PARA SER PROMOTORES DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE, QUE CONTRIBUIRÁ DECISIVAMENTE PARA A EFICÁCIA, A RESOLUTIVIDADE E O IMPACTO SOCIAL DAS MESMAS. OBJETIVOU-SE DESENVOLVER UM TREINAMENTO SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL PARA SER APLICADO COM OS JOVENS ESCOLARES PARA INCITAR O POSICIONAMENTO DO JOVEM DENTRO DA SOCIEDADE. ESTA PESQUISA SURGIU DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PRÁTICA CLINICA E PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, ONDE LEVANTOU-SE A HIPÓTESE SE O ADOLESCENTE E JOVEM CONHECEM SEU PAPEL NO PROTAGONISMO JUVENIL? E SE ESSE PODE SER DESENVOLVIDO PELO ENFERMEIRO? O MÉTODO APLICADO SE CONSTITUIU EM UMA REVISÃO DE LITERATURA NA BASE DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO),ONDE FOI ELABORADO UMA PALESTRA SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL, PARA SER APLICADA ATRAVÉS DE UMA REUNIÃO COM OS JOVENS PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE. APÓS, AS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS E FORAM APRESENTADAS SITUAÇÕES HABITUAIS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, PARA QUE ESTES JOVENS PUDESSEM ENTENDER O CONTEÚDO DE FORMA REAL E SE POSICIONASSEM, ATRAVÉS DA INCITAÇÃO DE UM DEBATE PARA AUXÍLIO DE POSICIONAMENTO. PARA FINALIZAR, FOI APLICADO UM QUIS COM DEZ PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA PARA AVALIAR A FIXAÇÃO DOS CONCEITOS. CONCLUI-SE QUE O PROTAGONISMO JUVENIL DEVE SER DESENVOLVIDO E EXERCITADO COM OS JOVENS DENTRO DE UMA SOCIEDADE, PARA TORNAREM-SE ATIVOS NO MEIO SOCIAL, DESENVOLVENDO UM SENSO CRÍTICO SOBRE A PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, POSICIONAMENTO, SOCIEDADE, ESTIMULAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID262_16112021061055.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE CRISTINA DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE CARVALHO"
    "autor_email" => "joycecarvalho489@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79101
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "PROTAGONISMO JUVENIL: A ENFERMAGEM ESTIMULANDO O POSICIONAMENTO E A PARTICIPAÇÃO ATIVA DENTRO DA SOCIEDADE"
    "resumo" => "O PROTAGONISMO JUVENIL É UM MÉTODO QUE INCITA E ESTIMULA O JOVEM A SER DEMOCRÁTICO EM DECISÕES RECORRENTES DE SUA VIDA EM SOCIEDADE, ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE E/OU DA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE JOVENS E ADULTOS. PARA AJUDAR NESTE PROCESSO, É NECESSÁRIO QUE O ENFERMEIRO REALIZE ATIVIDADES QUE O ESTIMULE, PRINCIPALMENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, POIS ESTA CONTRIBUI PARA A AUTO-ESTIMA DO ADOLESCENTE E DO JOVEM, A SUA ASSERTIVIDADE E A FORMULAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA. ESSES APRENDIZADOS CONSTITUEM-SE EM ELEMENTOS-CHAVE DE QUALQUER ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, BEM COMO AO ABUSO DE DROGAS E NA PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, NESSA FAIXA ETÁRIA. EM CONSONÂNCIA COM A DIRETRIZES NACIONAIS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS NA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O EMPREGO DO PROTAGONISMO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA SOCIALMENTE SÃ E, LEVA-OS A SE TORNAREM PARTICIPANTES IMPORTANTES DAS AÇÕES QUE BUSCAM PROMOVER A CIDADANIA, PARA SER PROMOTORES DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE, QUE CONTRIBUIRÁ DECISIVAMENTE PARA A EFICÁCIA, A RESOLUTIVIDADE E O IMPACTO SOCIAL DAS MESMAS. OBJETIVOU-SE DESENVOLVER UM TREINAMENTO SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL PARA SER APLICADO COM OS JOVENS ESCOLARES PARA INCITAR O POSICIONAMENTO DO JOVEM DENTRO DA SOCIEDADE. ESTA PESQUISA SURGIU DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PRÁTICA CLINICA E PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, ONDE LEVANTOU-SE A HIPÓTESE SE O ADOLESCENTE E JOVEM CONHECEM SEU PAPEL NO PROTAGONISMO JUVENIL? E SE ESSE PODE SER DESENVOLVIDO PELO ENFERMEIRO? O MÉTODO APLICADO SE CONSTITUIU EM UMA REVISÃO DE LITERATURA NA BASE DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO),ONDE FOI ELABORADO UMA PALESTRA SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL, PARA SER APLICADA ATRAVÉS DE UMA REUNIÃO COM OS JOVENS PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE. APÓS, AS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS E FORAM APRESENTADAS SITUAÇÕES HABITUAIS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, PARA QUE ESTES JOVENS PUDESSEM ENTENDER O CONTEÚDO DE FORMA REAL E SE POSICIONASSEM, ATRAVÉS DA INCITAÇÃO DE UM DEBATE PARA AUXÍLIO DE POSICIONAMENTO. PARA FINALIZAR, FOI APLICADO UM QUIS COM DEZ PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA PARA AVALIAR A FIXAÇÃO DOS CONCEITOS. CONCLUI-SE QUE O PROTAGONISMO JUVENIL DEVE SER DESENVOLVIDO E EXERCITADO COM OS JOVENS DENTRO DE UMA SOCIEDADE, PARA TORNAREM-SE ATIVOS NO MEIO SOCIAL, DESENVOLVENDO UM SENSO CRÍTICO SOBRE A PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 01 - Eixo ensino"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO JUVENIL, POSICIONAMENTO, SOCIEDADE, ESTIMULAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA101_ID262_16112021061055.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE CRISTINA DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE CARVALHO"
    "autor_email" => "joycecarvalho489@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

O PROTAGONISMO JUVENIL É UM MÉTODO QUE INCITA E ESTIMULA O JOVEM A SER DEMOCRÁTICO EM DECISÕES RECORRENTES DE SUA VIDA EM SOCIEDADE, ATRAVÉS DA SOLIDARIEDADE E/OU DA COMUNICAÇÃO MÚTUA ENTRE JOVENS E ADULTOS. PARA AJUDAR NESTE PROCESSO, É NECESSÁRIO QUE O ENFERMEIRO REALIZE ATIVIDADES QUE O ESTIMULE, PRINCIPALMENTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, POIS ESTA CONTRIBUI PARA A AUTO-ESTIMA DO ADOLESCENTE E DO JOVEM, A SUA ASSERTIVIDADE E A FORMULAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA. ESSES APRENDIZADOS CONSTITUEM-SE EM ELEMENTOS-CHAVE DE QUALQUER ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, BEM COMO AO ABUSO DE DROGAS E NA PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, NESSA FAIXA ETÁRIA. EM CONSONÂNCIA COM A DIRETRIZES NACIONAIS PARA A ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS NA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, O EMPREGO DO PROTAGONISMO É O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESSOA SOCIALMENTE SÃ E, LEVA-OS A SE TORNAREM PARTICIPANTES IMPORTANTES DAS AÇÕES QUE BUSCAM PROMOVER A CIDADANIA, PARA SER PROMOTORES DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE SAÚDE, QUE CONTRIBUIRÁ DECISIVAMENTE PARA A EFICÁCIA, A RESOLUTIVIDADE E O IMPACTO SOCIAL DAS MESMAS. OBJETIVOU-SE DESENVOLVER UM TREINAMENTO SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL PARA SER APLICADO COM OS JOVENS ESCOLARES PARA INCITAR O POSICIONAMENTO DO JOVEM DENTRO DA SOCIEDADE. ESTA PESQUISA SURGIU DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM PRÁTICA CLINICA E PROCESSO DE CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTE, ONDE LEVANTOU-SE A HIPÓTESE SE O ADOLESCENTE E JOVEM CONHECEM SEU PAPEL NO PROTAGONISMO JUVENIL? E SE ESSE PODE SER DESENVOLVIDO PELO ENFERMEIRO? O MÉTODO APLICADO SE CONSTITUIU EM UMA REVISÃO DE LITERATURA NA BASE DO SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO),ONDE FOI ELABORADO UMA PALESTRA SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL, PARA SER APLICADA ATRAVÉS DE UMA REUNIÃO COM OS JOVENS PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE PROTAGONISMO JUVENIL E SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE. APÓS, AS DÚVIDAS FORAM ESCLARECIDAS E FORAM APRESENTADAS SITUAÇÕES HABITUAIS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS, PARA QUE ESTES JOVENS PUDESSEM ENTENDER O CONTEÚDO DE FORMA REAL E SE POSICIONASSEM, ATRAVÉS DA INCITAÇÃO DE UM DEBATE PARA AUXÍLIO DE POSICIONAMENTO. PARA FINALIZAR, FOI APLICADO UM QUIS COM DEZ PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA PARA AVALIAR A FIXAÇÃO DOS CONCEITOS. CONCLUI-SE QUE O PROTAGONISMO JUVENIL DEVE SER DESENVOLVIDO E EXERCITADO COM OS JOVENS DENTRO DE UMA SOCIEDADE, PARA TORNAREM-SE ATIVOS NO MEIO SOCIAL, DESENVOLVENDO UM SENSO CRÍTICO SOBRE A PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA, ABUSO DE DROGAS E PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.