Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , Resumo ET 02 - Eixo Atenção
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Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE FORMA ÁGIL. FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA.

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