Artigo Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-52-8

A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , Resumo ET 02 - Eixo Atenção
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79038
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 534
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS  DE FORMA ÁGIL.  FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE  NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção"
    "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID534_28102021215526.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE CAMPAGNOLI"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelecampagnoli85@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79038
    "edicao_id" => 190
    "trabalho_id" => 76
    "inscrito_id" => 534
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS  DE FORMA ÁGIL.  FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE  NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA."
    "modalidade" => "Resumo"
    "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção"
    "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID534_28102021215526.pdf"
    "created_at" => "2021-12-13 16:41:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE CAMPAGNOLI"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "michelecampagnoli85@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude"
    "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-26"
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12"
    "publicacao_id" => 86
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de janeiro de 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE FORMA ÁGIL. FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.