A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79038 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE FORMA ÁGIL. FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID534_28102021215526.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE CAMPAGNOLI" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michelecampagnoli85@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79038 "edicao_id" => 190 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) ATUA COMO ORDENADORA DO CUIDADO, POR MEIO DA PRÁTICA DE CUIDADO, GESTÃO PARTICIPATIVA E TRABALHO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, VISANDO A RESOLUTIVIDADE DAS AÇÕES E IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO¹. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PROCURA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS, POSSIBILITA MUDANÇAS NAS RELAÇÕES, NOS PROCESSOS E NOS ATOS EM SAÚDE E COM OS INDIVÍDUOS, FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DO TRABALHO ². OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE DIVERSOS DISPOSITIVOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO DE UMA EQUIPE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO. MÉTODO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. RESULTADOS: A PANDEMIA TROUXE UM DESAFIO PARA A EQUIPE DA APS, A NECESSIDADE DE REORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO DIARIAMENTE, DEVIDO ÀS MÚLTIPLAS INFORMAÇÕES, RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS ESCASSOS, DIVERSAS ATIVIDADES PARA REALIZAR DURANTE O TRABALHO, ENTRE OUTROS. SABEMOS QUE A COMUNICAÇÃO CONDUZ À ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, TORNANDO-O MAIS LEVE OU MAIS PESADO. A EQUIPE DE SAÚDE COM RESTRIÇÕES AOS ENCONTROS PRESENCIAIS E COLETIVOS, NECESSITOU CRIAR MECANISMOS QUE FACILITASSEM A INTERAÇÃO E AO MESMO TEMPO IMPACTASSEM NOS PROCESSOS DE TRABALHO. ASSIM, FORAM DESENVOLVIDOS ARQUIVOS NO GOOGLE DRIVE DA UNIDADE, COMPARTILHADOS COM TODOS OS PROFISSIONAIS, PARA ACESSO AOS PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS E ÀS ORIENTAÇÕES E FORMULÁRIOS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TERRITÓRIO, COMO OS MONITORAMENTOS, TELEATENDIMENTOS, PLANILHAS DE CONTROLE DOS CASOS DE NOTIFICAÇÃO, PARA ALÉM DA COVID-19, POR EXEMPLO TUBERCULOSE E DENGUE. TAMBÉM FOI CRIADO GRUPO NO WHATSAPP PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES RÁPIDAS E ESPAÇO PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DE FORMA ÁGIL. FORAM REALIZADAS RODAS DE CONVERSAS, COM NÚMERO REDUZIDO DE PROFISSIONAIS, PARA DISCUTIR A ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE ACORDO COM A OFERTA E DEMANDA, E TAMBÉM SOBRE O QUE ERA IMPOSTO PELA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES NO COMBATE À PANDEMIA, E OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAVAM MULTIPLICAVAM PARA OS DEMAIS PROFISSIONAIS. PERCEBEU-SE QUE O USO DESTES DISPOSITIVOS PELA EQUIPE DE SAÚDE MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A COMUNICAÇÃO, DEVIDO AO ACESSO RÁPIDO DAS INFORMAÇÕES IMPACTANDO NO PLANEJAMENTO DAS AÇÕES. CONCLUSÃO: A EDUCAÇÃO PERMANENTE DEVE SER CONSTANTE NA PRÁTICA PROFISSIONAL, E ELA SE FAZ COM A INTERAÇÃO DA EQUIPE E A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE TRABALHO, AS EQUIPES POSSUEM POTÊNCIA SE INTERAGIREM MAIS E TRABALHAREM ENTRE SI, FORTALECENDO SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, O QUE REFLETIRÁ NA MELHORIA CONTÍNUA DA ASSISTÊNCIA." "modalidade" => "Resumo" "area_tematica" => "ET 02 - Eixo Atenção" "palavra_chave" => "ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COMUNICAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV169_MD1_SA102_ID534_28102021215526.pdf" "created_at" => "2021-12-13 16:41:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE CAMPAGNOLI" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "michelecampagnoli85@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-seminario-de-educacao-permanente-em-saude" "edicao_nome" => "Anais do II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_evento" => "II Seminário de Educação Permanente em Saúde" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/educacao-em-saude/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "641aecf4cde45_22032023085636.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-13 08:36:12" "publicacao_id" => 86 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário de Educação Permanente em Saúde" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-52-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }